Nesta quarta-feira (10), a Polícia Civil de São Paulo mobilizou agentes em todo o estado para cumprir ordens judiciais contra agressores com histórico de violência contra mulheres. A ação, chamada Operação Hera II, encerra o movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e reforça o enfrentamento à violência de gênero.
Segundo a delegada Cristine Nascimento, da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, “são 142 unidades dedicadas ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, registro de boletins e indiciamentos, voltados ao combate à violência contra a mulher”.
Resultados e dados da operação
Durante o período do movimento, entre 20 de novembro e 10 de dezembro, foram registrados mais de 21 mil boletins de ocorrência e 8,1 mil pedidos de Medidas Protetivas de Urgência. A Polícia Civil também realizou 305 representações por prisão, cumprindo quase 200 mandados judiciais, além de 914 prisões em flagrante em todo o estado. Os números referentes à operação desta quarta-feira serão divulgados à tarde.
Rede de atendimento e programas de apoio
São Paulo conta com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), sendo 18 abertas 24 horas, além de 170 Salas DDM em delegacias territoriais e atendimento remoto via DDM Online. O programa SP por Todas reúne políticas públicas de segurança, saúde, bem-estar e autonomia financeira das mulheres, incluindo o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta vítimas diretamente à polícia em casos de risco.
A Operação Hera II reforça a prioridade do estado em proteger mulheres e responsabilizar agressores, consolidando ações preventivas, investigativas e de acolhimento em toda São Paulo.