Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Fortes ventos causam apagões e danos em São Paulo e região metropolitana

Árvore de grande porte cai na Avenida Pompéia, zona oeste de São Paulo, por conta dos fortes ventos | Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

São Paulo enfrentou nesta quarta-feira (10) fortes rajadas de vento que atingiram a cidade e a região metropolitana, provocando queda de energia, interrupções no abastecimento de água e danos a estruturas públicas e privadas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os ventos chegaram a 90 km/h em alguns pontos da capital.

Parques e atividades suspensas

A Prefeitura de São Paulo anunciou o fechamento de todos os parques municipais como medida preventiva, prevista nos protocolos de eventos climáticos extremos, com o objetivo de garantir a segurança dos frequentadores. Atividades natalinas programadas para o Largo São Bento e a Praça da Sé também foram suspensas.

Parques estaduais da capital e da região metropolitana permaneceram temporariamente fechados, conforme informou a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Sete unidades na capital — localizadas nas zonas Leste, Norte e Sul — e cinco na região metropolitana interromperam o atendimento ao público.

Queda de energia e abastecimento de água afetados

O vendaval provocou apagões em diversos pontos da capital e da Grande São Paulo. Segundo a Enel, 2,2 milhões de imóveis permaneciam sem energia até as 16h30, sendo 1,4 milhão na cidade de São Paulo, equivalente a 25% da rede elétrica. O Hospital São Paulo, na Vila Clementino, ficou sem energia das 22h de terça-feira (9) até o meio-dia desta quarta.

A falta de eletricidade também afetou o abastecimento de água. A Sabesp informou que bairros como Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana registraram desabastecimento. Municípios da Grande São Paulo, incluindo Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel, Taboão da Serra, Osasco e São Bernardo do Campo, também foram afetados. A companhia recomenda o consumo consciente da água armazenada até a normalização dos sistemas.

Danos e impactos no transporte

O Corpo de Bombeiros recebeu 514 chamados para quedas de árvores. Na região central, uma árvore caiu no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Aurora. Em Pinheiros, um food truck foi destruído após ser atingido por outro tronco. Na Avenida Paulista, a decoração natalina sofreu danos, incluindo a queda de um boneco inflável do Papai Noel.

O transporte também foi impactado. A linha 10-Turquesa da CPTM enfrentou interrupções entre 11h e 16h30, após a queda de um cabo em Mauá causada pelo vento. A circulação foi gradualmente normalizada. Além disso, 45 chegadas e 48 partidas de voos foram canceladas no Aeroporto de Congonhas, segundo a concessionária Aena, que orientou os passageiros a contatarem as companhias aéreas para informações sobre voos.

Fenômeno meteorológico

O ciclone extratropical formado no Atlântico Sul segue influenciando o clima em São Paulo, provocando ventos fortes em diversas cidades do estado. No litoral, Santos registrou rajadas de até 83,3 km/h e Bertioga, 87,8 km/h. Na capital, a maior intensidade registrada nesta manhã foi de 81,7 km/h. Ventos acima de 50 km/h também foram observados em pelo menos nove cidades do interior e da região metropolitana, soprando predominantemente na direção Sudeste-Leste.

O fenômeno, previsto desde segunda-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cria uma área de baixa pressão que acelera os ventos em direção ao centro do ciclone. O contraste de pressão — chamado gradiente de pressão — é responsável pela força das rajadas. Com o céu aberto e a radiação solar, o aquecimento próximo ao solo intensifica ainda mais os ventos, mesmo sem a ocorrência de chuva.

Segundo o serviço meteorológico Wind Guru, o vendaval deve persistir ao longo do dia, com rajadas que podem atingir até 83 km/h durante a noite.