Por: Ana Laura Gonzalez - SP

São Paulo recebe reforço de mais de 2,5 mil policiais militares

Novos policiais serão distribuídos em batalhões a partir de fevereiro de 2026 | Foto: Divulgação/Governo de SP

O Estado de São Paulo vai receber o reforço de 2.518 novos policiais militares. A formatura ocorreu nesta quarta-feira (10) na Praça Charles Miller, zona oeste da capital, representando o maior contingente de soldados de 2ª classe formados pelo governo estadual nos últimos cinco anos.

Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou a responsabilidade dos novos policiais. “Agora vocês têm todas as ferramentas nas mãos para exercer a missão policial, que é arriscada, mas digna. Vocês serão exigidos todos os dias, mas lembrem-se da família, que estará em casa esperando que vocês voltem em segurança”, afirmou.

Distribuição e reforço no litoral
Os novos policiais serão distribuídos em batalhões e unidades da corporação a partir de fevereiro de 2026. Antes disso, participarão da Operação Verão, reforçando a segurança no litoral sul e norte do estado.

Do total de formados, cerca de 250 soldados integrarão o Corpo de Bombeiros. O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, ressaltou a importância da chegada dos novos profissionais: “A chegada desses novos soldados reforça nossa capacidade de resposta e eleva ainda mais a presença da Polícia Militar nas ruas, representando o compromisso permanente em fortalecer a segurança e proteger cada cidadão”.

Formação e destaques da turma
Os 2.518 alunos passaram por um ano de especialização na Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba, concluindo o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

O primeiro colocado da turma, Enzo Serafim, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos em reconhecimento ao seu desempenho acadêmico, com média de 9,767 em todas as disciplinas. O segundo e terceiro colocados, Álvaro de Maria Júnior e Gustavo Rizzo, também foram homenageados com placas de mérito.

O coronel José Maurício Weisshaupt, na reserva desde 2015 e único policial militar brasileiro condecorado pela Rainha Elizabeth II, foi o paraninfo da turma. Já o cabo Júlio César Costa, morto em serviço em Cubatão em maio deste ano, foi escolhido como patrono.

Expansão do efetivo
Desde 2023, o Governo de São Paulo abriu 13,5 mil vagas para a Polícia Militar, ampliando o policiamento em todo o estado. Atualmente, dois concursos em andamento oferecem mais 4,9 mil vagas para soldados.