Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Procon-SP registra aumento de reclamações durante Black Friday e fiscaliza irregularidades em estabelecimentos

Fiscais do Procon-SP na Operação Black Friday 2025 | Foto: Divulgação/Governo de SP

O Procon-SP registrou 3.064 interações com consumidores durante a Black Friday 2025, das quais 2.979 foram reclamações formalizadas na plataforma Procon-SP Digital. O número representa um aumento de 39,67% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 2.627 interações e 2.133 queixas formalizadas.

Entre os principais problemas relatados, destacam-se a não entrega ou entrega atrasada de produtos (31,62%), pedidos cancelados pelos fornecedores (15,51%) e produtos com defeito ou diferentes do anunciado (11,75%).

Para garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor, fiscais do Procon-SP realizaram entre os dias 13 e 28 de novembro a Operação Black Friday 2025. A ação de monitoramento ocorreu tanto no comércio físico da capital quanto em cidades do interior e litoral, com foco na clareza das informações sobre preços e na correta oferta de produtos.

Na capital, foram fiscalizados 533 estabelecimentos, incluindo lojas de departamentos, eletroeletrônicos, vestuário, mercados e comércios diversos. Em 128 deles (24%), foram identificadas irregularidades, principalmente relacionadas à falta de informação adequada sobre preços. Entre os problemas encontrados estavam produtos sem indicação de preço, etiquetas ilegíveis ou pouco visíveis, precificação que exigia cálculos para o consumidor descobrir o valor final e preços não ostensivos, dificultando comparações.

No interior e litoral, a operação alcançou 43 municípios, com a fiscalização de 316 estabelecimentos. Desse total, 213 apresentaram algum tipo de problema (67,4%), percentual considerado elevado pelos técnicos do Procon-SP. As cidades visitadas incluíram Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Batatais, Bauru, Bebedouro, Boituva, Campinas, Catanduva, Diadema, Fernandópolis, Franca, Gabriel Monteiro, Guaíra, Ibiúna, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itupeva, Limeira, Matão, Mauá, Olímpia, Piacatu, Pindamonhangaba, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Vicente, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tietê, Votorantim e Votuporanga.

O Procon-SP orienta que consumidores com pendências relacionadas a compras durante a Black Friday podem registrar reclamações diretamente no site da instituição. Um atalho específico facilita a identificação do problema, com suporte de especialistas para solução rápida.