Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Obras da Linha 6-Laranja de SP atingem 75% de conclusão

A nova linha contará com 15 estações | Foto: Divulgação/Governo de SP

A construção da Linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro de São Paulo, atingiu 75% de execução. O primeiro trecho, entre Brasilândia e Estação Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026, enquanto o trecho final, de Perdizes até São Joaquim, tem previsão de conclusão para 2027. A nova linha contará com 15 estações.

A obra faz parte do esforço do Governo de São Paulo para ampliar a oferta de transporte público de alta capacidade e integrar melhor as regiões Norte, Oeste e Central da cidade. Entre os avanços, destacam-se as estações Água Branca, Perdizes e Santa Marina, com mais de 85% de execução. Outras como Brasilândia, João Paulo I e PUC Cardoso de Almeida também superam 70%, refletindo o progresso em todo o trajeto.

Quando concluída, a Linha 6-Laranja fará conexão com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a distribuição de passageiros. Conhecida como “linha das universidades”, beneficiará diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta, com previsão de atender mais de 633 mil passageiros por dia.

Com a finalização da escavação dos túneis, prevista para fevereiro de 2025, as obras seguem em várias frentes simultâneas, incluindo instalação de trilhos, sistemas e a chegada de novos trens. A linha será operada por 22 trens modernos, mais eficientes e sustentáveis. A construção é uma parceria público-privada, responsável por gerar mais de 10 mil empregos e integrar o PPI-SP, que prevê investimentos de R$ 550 bilhões em diversos setores.