Por:

Recapeamento noturno em Americana gera reclamações

As intervenções foram finalizadas em três ruas e fazem parte de um pacote de investimentos | Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), finalizou neste sábado (07) as obras de recapeamento de três vias na região central da cidade. Os trabalhos foram realizados em um cronograma noturno, para aproveitar os períodos de menor fluxo de veículos e pedestres na área central. Apesar das vantagens operacionais, moradores relataram incômodo com o excesso de barulho provocado pelas máquinas e caminhões durante a madrugada.

Reclamações

Moradores da região central afirmaram que o barulho das máquinas, principalmente durante a etapa de retirada do asfalto antigo, gerou desconforto durante a noite. Segundo relatos, o ruído intenso das fresadoras e do maquinário pesado dificultou o descanso de quem vive nas proximidades das ruas que receberam as obras.

De acordo com a prefeitura, a medida é fundamental para garantir a rapidez do serviço e a segurança tanto dos trabalhadores quanto da população.

"Estamos trabalhando para entregar ruas mais seguras e com asfalto de qualidade, garantindo conforto e melhores condições de tráfego para quem circula pelo Centro. Essa melhoria valoriza a nossa região central e demonstra o compromisso da gestão em investir na infraestrutura que a população utiliza diariamente", destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

A Prefeitura orientou que os motoristas evitem circular por esses trechos durante o horário das obras, buscando rotas alternativas para evitar transtornos.

"Nossa prioridade é garantir que Americana tenha uma malha viária de qualidade, proporcionando mais segurança e conforto para todos que circulam pela nossa cidade. Esse investimento no Centro é fundamental para revitalizar uma das áreas mais movimentadas do município, trazendo melhorias diretas para os motoristas e pedestres.", destacou o prefeito de Americana, Chico Sardelli.

Pacote de obras

O recapeamento na região central integra um pacote de investimentos da Prefeitura para a revitalização de 242 mil metros quadrados de pavimentação em 54 ruas e avenidas da cidade. As melhorias contemplam vias nos bairros São Luiz, Campo Limpo, Jardim Alvorada, Cordenonsi, Jardim da Paz, Parque da Liberdade, Parque Novo Mundo, Jardim Paulistano e também na região central, com a destinação de R$ 26,3 milhôes em recursos próprios do município.

A obra contou com a etapa de fresagem, processo em que uma máquina específica remove a camada superficial do asfalto antigo e aplicação do novo asfalto.

As intervenções ocorreram na Rua Trinta de Julho, no trecho entre as ruas Vieira Bueno e Gonçalves Dias, além do início da Rua Doze de Novembro, entre a Avenida Doutor Antônio Lobo e a Rua Gonçalves Dias. O serviço também abrangeu a Rua Vieira Bueno, entre as ruas Washington Luiz e Trinta de Julho, trecho localizado em frente à Basílica Santo Antônio de Pádua.