Hortolândia vai ampliar rede municipal de saúde mental com a construção das novas sedes dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): AD (Álcool e Drogas), Vida e IJ (Infantojuvenil). As obras estão previstas para começar ainda este ano. Os projetos contemplam a ampliação das estruturas físicas, com novos ambientes e salas adequadas ao atendimento especializado. Durante a execução das intervenções, os serviços seguirão funcionando normalmente nos endereços atuais, sem prejuízo à população.
CAPS AD
A obra mais avançada é a do CAPS AD. Segundo a Secretaria de Saúde, a Prefeitura aguarda a assinatura do contrato pela empresa vencedora da licitação. A nova sede será construída na rua Benedito Tasseli, nº 420, na região do Parque Terras de Santa Maria, ao lado de uma nova Unidade Básica de Saúde que também será implantada no local. Com a conclusão do prédio, o CAPS AD passará a operar em regime de atendimento 24 horas.
O CAPS AD é responsável pelo cuidado de pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. O serviço busca promover a reintegração social e familiar dos pacientes, além de apoiar o desenvolvimento da autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio. Atualmente, a unidade funciona na rua João Frutuoso de Miranda Filho, nº 460, no Parque Ortolândia.
Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a construção das novas sedes representa um avanço importante na política pública de saúde. "Cuidar da saúde mental da nossa população é uma prioridade do nosso governo. A construção de três novos CAPS em Hortolândia representa um avanço enorme na forma como acolhemos, tratamos e respeitamos as pessoas que precisam desse atendimento tão sensível e essencial. Esses investimentos significam mais dignidade, mais acolhimento e mais estrutura para atender quem enfrenta transtornos mentais ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas", afirmou.
Demais unidades
A obra do CAPS Vida encontra-se em fase de análise da documentação das empresas participantes do processo licitatório. O novo prédio será erguido na rua Maria Rita Braga, nº 368, na Vila América, próximo à UBS Novo Ângulo. Atualmente, a unidade funciona na rua João Cancian, nº 161, no Parque Ortolândia. O CAPS Vida atende pessoas maiores de idade com intenso sofrimento psíquico e funciona de forma ininterrupta, oferecendo hospitalidade integral 24 horas para pacientes em situação de crise, conforme avaliação da equipe multiprofissional.
Já a nova sede do CAPS IJ ainda terá o edital de licitação publicado. O serviço atende crianças e adolescentes de até 18 anos com transtornos mentais e, hoje, está localizado na rua José Aparecido Marçal, nº 103, no Parque Residencial Maria de Lourdes. A implantação das novas estruturas visa fortalecer o cuidado em saúde mental e ampliar a capacidade de atendimento no município.