A Prefeitura de Santo Antônio de Posse anunciou a ampliação dos serviços de saúde bucal ofertados à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida inclui a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) no município e o início dos atendimentos para extração de dentes do siso na rede municipal. A iniciativa foi confirmada pelo prefeito Ricardo Cortez e busca ampliar o acesso odontológico na região.
Saúde bucal
Vinculado ao Governo Federal, o Laboratório Regional de Prótese Dentária tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Saúde Bucal e a Rede de Atenção à Saúde. Com a implantação do serviço, o município passa a confeccionar próteses dentárias com maior agilidade, reduzindo o tempo de espera e qualificando o atendimento aos usuários do SUS.
De acordo com o prefeito Ricardo Cortez,"O nosso objetivo é garantir mais acesso, dignidade e qualidade de vida à população. Com a prótese dentária e a extração do siso sendo realizadas aqui, pelo SUS, evitamos deslocamentos, reduzimos filas e ampliamos o cuidado com a saúde das pessoas".
Sob a responsabilidade da cirurgiã-dentista Dra. Daniela Trindade Rizzatti, o laboratório produzirá mensalmente próteses totais e parciais, como dentaduras e pontes removíveis. Os pacientes serão encaminhados pelas unidades de saúde e atendidos no consultório do PSF Nolberto de Olivério, no bairro Bela Vista.
Atendimento
Segundo a secretária municipal de Saúde, Graziela Cristiane de Lima, a implantação do serviço amplia a capacidade de resolução da rede local. "Estamos fortalecendo a atenção básica e especializada em saúde bucal, garantindo um atendimento mais eficiente, humanizado e com mais soluções para a população", afirmou.
Além das próteses, a Prefeitura iniciará nas próximas semanas os atendimentos para extração de dentes do siso, procedimento de maior complexidade que será realizado pelo cirurgião-dentista Dr. Gabriel Longhi.