Valinhos concluiu, no último fim de semana, a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba, consolidando o evento como um dos mais frequentados do Estado de São Paulo. Realizada no Parque Municipal de Exposições Monsenhor Bruno Nardini, entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, a festividade recebeu 222 mil visitantes ao longo de 13 dias.
Atrações
A festa atraiu moradores e turistas de diversas cidades paulistas e de outras regiões do país. O público acompanhou uma agenda, com shows de artistas nacionais e regionais, apresentações culturais, exposições temáticas, comercialização de 100 toneladas de frutas, feira de artesanato, ampla oferta gastronômica, mini shopping, parque de diversões e atividades voltadas ao agroturismo.
A programação também reuniu manifestações populares e culturais, como encontros de carros antigos, apresentações regionais e ações ligadas à herança italiana, entre elas o tradicional Tombo da Polenta, que voltou a reunir grande público aos domingos.
Segundo a Prefeitura, o evento cumpriu o objetivo de valorizar os produtores rurais, evidenciando a qualidade das frutas e fortalecendo a identidade cultural e agrícola local. Os espaços destinados à exposição e venda de produtos regionais registraram ampla participação do público.
A festa também teve caráter solidário, com a participação de entidades sociais como o Fundo Social de Solidariedade, Associação dos Clube de Mães, Asserutil e a Paróquia de São Cristóvão, que comercializaram produtos para arrecadação de recursos destinados às suas atividades.
Os visitantes destacaram positivamente a estrutura do parque, que contou com ampliação da acessibilidade, áreas cobertas contra sol e chuva e mais bancos, especialmente nos setores de alimentação e apresentações regionais. Outro destaque foi o Ponto do Bem, espaço inclusivo voltado ao atendimento de famílias atípicas com crianças com necessidades sensoriais específicas.
Organização
O presidente da Comissão Organizadora, Rodrigo Paulo Ribeiro (Big), ressaltou, "O sucesso do evento é resultado do empenho de muitas mãos. Agradecemos a todas as equipes envolvidas, aos parceiros, expositores e produtores, e, especialmente, à população que prestigiou a festa e contribuiu para manter viva uma tradição que é patrimônio de nossa cidade", ressalta.
O encerramento contou com grandes atrações musicais. Na sexta-feira (30), o grupo Pixote se apresentou com show aberto. No sábado (31), Lauana Prado emocionou o público ao subir ao palco grávida. No domingo (1º), o Trio Parada Dura fechou a programação. Outros nomes também atraíram grande público ao longo dos dias, como Ana Castela, Natanzinho e Turma do Pagode.
Segurança
A segurança foi reforçada com câmeras de identificação facial integradas ao sistema Muralha Paulista, detectores de metais na entrada, patrulhamento da Guarda Civil Municipal e base móvel da Polícia Militar, garantindo tranquilidade durante toda a festa.