Por:

Identificação facial reforça segurança na Festa do Figo

A 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba, em Valinhos, que acabou neste domingo( 1) contou com um esquema de segurança reforçado por tecnologia. Entre as principais novidades desta edição esteve a instalação de duas câmeras de identificação facial integradas ao sistema Muralha Paulista, realizando o mapeamento digital do rosto dos visitantes.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, "Caso entre na festa uma pessoa procurada pela polícia ou com mandado de prisão em aberto, o sistema emite um alerta para o nosso Centro de Operações e Inteligência (COI). A equipe passa as características para os agentes no recinto e é feita a abordagem para a confirmação da identidade e posterior encaminhamento para a delegacia", explicou o secretário Osvaldo Rocco.

Etapas de segurança

Além do reconhecimento facial, todos os visitantes passaram por busca pessoal com detectores de metais, procedimento que impediu a entrada de armas de fogo, facas, canivetes ou qualquer objeto que pudesse ser utilizado como arma. No interior do parque, a segurança privada atuou com um efetivo que chegou a cerca de 80 profissionais.

As câmeras de identificação facial também complementaram a central de monitoramento da Guarda Civil Municipal instalada dentro do parque. O espaço recebeu imagens de 18 câmeras distribuídas pelo recinto, permitindo o acompanhamento em tempo real da movimentação do público, além da presença de agentes da GCM circulando durante todo o evento.

A festa teve início em 16 de janeiro e seguiu até 1º de fevereiro, com entrada gratuita. Durante todo o período, o esquema de segurança promoveu patrulhamento interno e externo, garantindo tranquilidade aos visitantes e repetindo o resultado da edição anterior, quando não foram registradas ocorrências consideradas graves.

O efetivo da GCM atuou tanto dentro do parque quanto no entorno, com patrulhas a pé e motorizadas. Já a Polícia Militar manteve uma base móvel instalada, em frente ao portão principal.