A rede municipal de Jaguariúna inicia uma nova fase no cuidado com a saúde mental na Atenção Básica. A partir desta quarta-feira (28), o aplicativo CONEMO (Controle Emocional) passa a ser adotado, em caráter experimental, em três Unidades Básicas de Saúde: 12 de Setembro, Florianópolis e Nova Jaguariúna. A proposta utiliza a tecnologia como apoio ao acompanhamento psicológico e amplia as alternativas de cuidado oferecidas à população.
A implantação é fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). O CONEMO foi desenvolvido para auxiliar na redução de sintomas de depressão e ansiedade, com base em técnicas da terapia cognitivo-comportamental, oferecendo um atendimento psicológico de baixa intensidade, gratuito e acessível.
Cuidado digital
O projeto é direcionado a pessoas com 18 anos ou mais, cadastradas nas UBSs participantes, que apresentem sintomas relevantes de ansiedade e depressão, sem indicação de risco moderado ou elevado de suicídio. Também é necessário que o paciente tenha condições de utilizar o aplicativo em smartphone ou tablet. A seleção dos participantes é feita por meio de formulários disponíveis no próprio aplicativo, garantindo uma triagem adequada.
De acordo com a pesquisadora do CISM e líder do projeto, Drª Heloísa Garcia Claro, a iniciativa amplia o acesso ao cuidado psicológico. "A intervenção é baseada em sólidas evidências científicas e combina ciência, inovação e cuidado humanizado", destaca.
A adesão ao CONEMO pode ocorrer diretamente nas UBSs envolvidas, por meio da leitura de um QR Code ou do acesso ao link do aplicativo, além da indicação realizada pelos profissionais de saúde das unidades. A expectativa é que, após a fase piloto, o aplicativo seja estendido para todas as UBSs do município.
Para a secretária municipal de Saúde, Conceição Camilo, a ação reforça o compromisso da gestão com o bem-estar da população "Cuidar da saúde mental é uma prioridade da nossa gestão. O CONEMO amplia o acesso ao cuidado nas UBSs ao usar a tecnologia como aliada, de forma gratuita, segura e baseada em evidências científicas", afirmou.
O diretor-geral da UniFAJ, Flávio Pacetta, também ressaltou a relevância do projeto. "É com grande entusiasmo que testemunhamos mais um avanço significativo para a saúde e o bem-estar em nossa cidade", enfatizou.