Por:

Indaituba apresenta Plano Municipal de Mobilidade

Promob reúne 15 ações para modernizar o trânsito | Foto: Leonardo Cruz/Prefeitura de Indaiatuba

Indaiatuba lançou, na manhã de quarta-feira (14), no Auditório da Prefeitura, o Programa Municipal de Mobilidade Urbana (Promob). A iniciativa reúne 15 ações estratégicas coordenadas pela recém-criada Secretaria de Mobilidade Urbana, voltadas à modernização e melhoria do transporte coletivo. O prefeito Dr. Custódio Tavares destacou que a nova secretaria está em fase de consolidação e passará a atuar no trânsito, transporte público e circulação viária. Entre os projetos estão semáforos inteligentes inéditos no Brasil, ampliação e reorganização das linhas de ônibus, estudos para Tarifa Zero aos domingos, programas de educação no trânsito e criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

 

S. Bárbara avança na construção do CETI

Centro vai oferecer atendimento educacional para crianças com TEA | Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste avança na implantação do Centro de Educação e Terapia Infantil (CETI), iniciativa inédita destinada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências e situações que exigem avaliação diagnóstica. Com mais de 600 m². O espaço contará com sete consultórios, duas salas de atendimento e estrutura para acolher cerca de 600 crianças no contraturno, com acompanhamento educacional e terapêutico integrado, além de acessibilidade e estacionamento.

700 vagas em creche

Santa Bárbara d'Oeste abre, de 26 a 30 de janeiro, 700 novas vagas para creches da rede municipal. As oportunidades são para Berçário e Maternais I, II e III. A medida integra o planejamento de 2026 e amplia o atendimento da Educação Infantil, que em 2025 alcançou 4.221 crianças atendidas no município.

Acesso a saúde

Monte Mor iniciou a descentralização da distribuição de medicamentos de saúde mental, ampliando o atendimento para unidades dos bairros. O serviço já funciona em três USFs e tem como objetivo facilitar o acesso da população, melhorar a logística e ampliar gradualmente a oferta para toda a rede municipal.

Nova ETA amplia abastecimento

Santo Antônio de Posse iniciou o uso da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Recreio Campestre, no Rincão. A obra, que estava paralisada, passou por adequações e entrou em operação com sistema automatizado e dentro dos padrões da CETESB. A ETA compacta dobra a capacidade de tratamento, chegando a até 20 m³ por hora, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no abastecimento de água para os moradores da região.

Apae tem projeto de R$ 4 mi aprovado

A Apae Americana foi selecionada para captar até R$ 3,9 milhões pelo Pronas/PCD, do Ministério da Saúde, sendo a única instituição da RMC contemplada em 2025. O projeto, com execução de 20 meses, vai ampliar e qualificar serviços de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA. Os recursos serão obtidos por doações com incentivo fiscal do Imposto de Renda.

Projeto-piloto

Vinhedo implantou o projeto "SESMT em Movimento", que leva atendimentos de saúde preventiva aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos no local de trabalho. A ação acompanha mais de 80 profissionais, com foco na prevenção, diagnóstico e bem-estar, podendo ser ampliada a outras secretarias.

Centros comunitários

A Prefeitura de Valinhos divulgou os representantes eleitos dos Centros Comunitários para o mandato 2026/2027. Ao todo, 11 candidatos foram eleitos em votação realizada no domingo (11), no CCI, com participação de 41 pessoas. O processo retoma a escolha dos representantes e fortalece a gestão participativa dos espaços comunitários.

Moinho de Holambra

O Moinho Povos Unidos, em Holambra, registra aumento no número de visitantes com o início das férias. Com funcionamento de quarta a domingo, das 10h às 17h. A expectativa é de maior movimento em janeiro e no início de fevereiro. Entre 22 e 30 de dezembro, o local recebeu 2.394 visitantes.

Pesquisa de turismo

A "Pesquisa de Percepção do Turismo", realizada pelo CIET e Setur-SP, com apoio da Prefeitura de Jaguariúna, segue até 31 de janeiro. Moradores podem responder online e avaliar o turismo local. As opiniões ajudam a orientar políticas públicas e fortalecer o desenvolvimento turístico da cidade de forma planejada.