Por:

Saúde bucal soma 194,5 mil atendimentos em S. Bárbara

O Setor de Saúde Bucal de Santa Bárbara d'Oeste, ligado à Secretaria de Saúde, contabilizou 194,5 mil atendimentos e procedimentos ao longo de 2025. As ações ocorreram por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos complexos regionais responsáveis pelas urgências odontológicas, e do Centro de Referência em Saúde da Mulher. No total, foram realizadas 40.260 consultas e 154.261 procedimentos durante o ano.

No CEO, referência para atendimentos especializados, foram registradas 10.876 consultas e 38.240 procedimentos. Entre os serviços realizados estão exames radiográficos, próteses dentárias, tratamentos de canal, cirurgias e mais. A unidade atende pacientes encaminhados pelas UBSs para diversas especialidades como cirurgia oral menor, odontopediatria e atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Prevenção

A especialidade de estomatologia atendeu 132 pessoas com lesões bucais, realizando biópsias e encaminhando pacientes para oncologia quando identificadas lesões potencialmente malignas. Já nas UBSs e nos Complexos Regionais de Saúde do Jardim Pérola e Jardim Europa, foram contabilizadas 22.469 consultas odontológicas e 94.116 procedimentos. Sempre que necessário, os pacientes são direcionados ao atendimento especializado no CEO.

No Pronto Socorro "Dr. Afonso Ramos", foram realizados 5.649 atendimentos de urgência, totalizando 18.762 procedimentos em 2025. No Centro de Referência em Saúde da Mulher, que conta com consultório odontológico exclusivo, ocorreram 1.266 consultas e 3.143 procedimentos, incluindo laserterapia e atendimento odontológico infantil.

Além dos atendimentos clínicos, o Setor de Prevenção em Saúde Bucal promoveu ações educativas, como palestras e escovação supervisionada, alcançando cerca de 16 mil alunos da rede municipal, entre 3 e 11 anos. As crianças que apresentaram necessidade de tratamento foram encaminhadas às UBSs ou ao CEO.