Por: Da Redação

Municípios firmam parcerias de inclusão PcD

Mais de 26 mil pessoas com deficiência vivem nas 2 cidades | Foto: Freepik

Hortolândia e Indaiatuba avançam no fortalecimento das políticas de inclusão ao firmarem parceria com o Governo do Estado para integrar programas voltados ao atendimento da pessoa com deficiência. A cooperação será formalizada com a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica nesta quarta-feira (14). Em Hortolândia, a cerimônia ocorre às 10h, na Câmara Municipal, e em Indaiatuba, às 14h, no Museu da Água. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso de PcDs ao mercado de trabalho e a serviços especializados.

Os municípios passam a integrar o programa Meu Emprego Inclusivo, que contará com equipes técnicas para atender pessoas com deficiência em busca de oportunidades profissionais. O atendimento será realizado nos respectivos Paços Municipais, uma vez por semana, oferecendo suporte desde o cadastro até o acompanhamento após a contratação.

Segundo dados do IBGE de 2022, mais de 26 mil pessoas com deficiência vivem nos dois municípios, público diretamente beneficiado pelas ações. O atendimento inclui cadastro de candidatos, entrevistas para identificação de habilidades e perfis profissionais, orientação e encaminhamento para vagas. As oportunidades são captadas junto a empresas cadastradas no programa, e os contratados terão acompanhamento por até um ano, além da oferta de cursos de capacitação.

Convênios

Além do Meu Emprego Inclusivo, Hortolândia e Indaiatuba irão integrar o programa Todas In-Rede, voltado especialmente às mulheres com deficiência. A proposta é promover empoderamento, emancipação e proteção, com cursos de qualificação profissional e formações sobre temas como violência contra a mulher e liderança.

Os dois municípios também passam a integrar os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que têm como objetivo apoiar a inserção e a permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento profissional e a redução da rotatividade. Outro termo a ser assinado com o Estado é referente ao Centro TEA Paulista, que prevê a promoção de atividades de formação e capacitação para servidores municipais das áreas de assistência social, educação e saúde.

Para o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, a parceria amplia políticas já em andamento. " A assinatura dos convênios do TODAS in-Rede, do PEI e do Centro TEA Paulista são ações que geram oportunidades, autonomia e dignidade", destaca.