Os estudantes matriculados nas escolas estaduais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) poderão contar com almoço gratuito durante o período de férias escolares.
A ação, chamada de "almoço nas férias", começou na segunda-feira (5) e segue até o dia 30 de janeiro, garantindo alimentação aos alunos mesmo durante o recesso. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Alimentação garantida
Durante todo o mês, unidades escolares permanecem abertas para garantir a alimentação dos estudantes mesmo durante o recesso. Campinas é uma das únicas cidades da RMC que não participa da iniciativa, devido a um convênio específico firmado com o município.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, com as refeições sendo servidas entre 11h e 13h30. O programa contempla apenas escolas que possuem gestão centralizada de alimentação, ou seja, aquelas em que a Seduc-SP é responsável pela contratação das cozinheiras e pela compra dos insumos.
Segundo o secretário estadual da Educação, Renato Feder, a iniciativa preserva o cuidado com a qualidade das refeições. "O cardápio das férias de janeiro segue o cuidado com os grupos nutricionais oferecidos às crianças, adolescentes e adultos que estudam na rede. No recesso do meio do ano, em julho, foram servidas nove mil refeições em todas as regiões do estado", afirma.
Na RMC, participam do programa escolas estaduais localizadas em Americana, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Monte Mor, Morungaba e Valinhos. As unidades abertas em janeiro são aquelas que oferecem alimentação escolar com contratos e compras realizados diretamente pela secretaria estadual.
As inscrições para o almoço nas férias foram feitas pelas famílias no fim do ano letivo. Alunos que não se inscreveram em dezembro também podem comparecer às escolas em janeiro, desde que a família avise a unidade com pelo menos um dia de antecedência.
Cardápio especial
A equipe de nutricionistas da Seduc-SP elaborou sugestões de cardápios balanceados. As cozinheiras da rede também podem utilizar como referência as receitas vencedoras do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares, reunidas no e-book "Sabores Paulistas", que conta com 83 preparos realizados a partir de ingredientes disponíveis nas escolas. O material está disponível gratuitamente nas versões on-line e impressa começou a ser distribuída às unidades escolares.