Por: Da Redação

Setor de bares e alimentação gera 90 vagas em novembro

Depois de registrar o fechamento de 60 postos de trabalho em outubro, o setor de Alimentação voltou a apresentar desempenho positivo na Região Metropolitana de Campinas. Em novembro de 2025, bares, restaurantes e comércios do segmento criaram 90 empregos formais, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Com esse resultado, o acumulado de janeiro a novembro chega a 1.436 vagas com carteira assinada na RMC.

O resultado do mês foi influenciado pelo volume de admissões, que totalizou 2.958 contratações, frente a 2.868 desligamentos. Em 14 dos 20 municípios da RMC, o saldo foi positivo, com mais contratações do que demissões. Cinco cidades registraram saldo negativo, enquanto uma apresentou equilíbrio entre admissões e desligamentos.

Cenário regional

Os municípios com maior geração de vagas estão Itatiba, com 25 novos postos, Campinas, com 14, Pedreira, com 12, Santo Antônio de Posse, com 11, Sumaré, com 9, além de Holambra e Vinhedo, ambas com 7. Já entre os saldos negativos aparecem Jaguariúna, com 5 vagas a menos, Santa Bárbara d'Oeste, com 4, Nova Odessa, com 3, Morungaba, com 2, e Monte Mor, com 1.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Campinas, André Mandetta, o desempenho de novembro deve ser analisado em comparação com o ano anterior. Segundo ele, o saldo de 2025 ficou abaixo do registrado no mesmo mês de 2024, quando foram abertas 155 vagas formais na RMC.

Ainda assim, Mandetta ressalta. "Mas quando você compara o acumulado de 2025 (1.436) com o mesmo período de 2024 (1.358), temos um ligeiro aumento, o que mostra que o setor de alimentação fora do lar é bastante resiliente e um importante gerador de empregos", explica.

O levantamento mostrou que 34% dos empresários da RMC pretendiam contratar mais funcionários nos últimos meses do ano, enquanto 58% afirmaram que manteriam o quadro atual e apenas 8% indicaram intenção de demitir.

De acordo com o presidente da Abrasel Campinas, para enfrentar a escassez de profissionais, muitos empresários têm adotado estratégias para atrair e reter colaboradores. "Para enfrentar a escassez de profissionais, muitos empresários têm adotado medidas para atrair e manter seus colaboradores. As ações mais comuns são a premiação por desempenho, seguida de cursos e treinamentos, flexibilização de horários e aumento de salários", completa.