Por:

Chegada do verão impulsiona o setor de bares e restaurantes da RMC

Segundo pesquisa, 81% dos empresários esperam faturar mais | Foto: Freepik

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) avalia que o verão 2024/2025 deve impulsionar o movimento de bares e restaurantes da Região de Campinas. Com temperaturas elevadas desde o fim de dezembro e a previsão de períodos mais quentes do que a média, a estação cria um ambiente favorável ao consumo fora do lar, especialmente durante as férias e momentos de lazer.

Turismo

O cenário positivo é reforçado por indicadores recentes do turismo de do trasporte. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços da Abrasel, mostram que o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou alta de 2,1%, sinalizando uma retomada consistente da demanda ligada ao turismo, com impacto direto na alimentação fora do lar.

Para André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, o momento é favorável. "Esses números, aliados a fatores como o período de férias, o pagamento do 13º salário e a onda de calor que estamos vendo na região de Campinas desenham um cenário favorável de maior circulação de pessoas e, consequentemente, de aumento do consumo em bares e restaurantes", destaca. Ele acrescenta que pesquisa da Abrasel indica que 81% dos empreendedores esperam faturar mais no final de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, ressalta que o verão concentra maior fluxo de consumidores. "A expectativa é de mais movimento nos bares e restaurantes, o que pode ajudar a recompor receitas e gerar novas oportunidades para o setor", avalia. Ele reforça que planejamento, organização da operação e investimento na qualificação das equipes são fundamentais.