Cerca de 2 mil alunos de diferentes idades da Rede Municipal de Ensino de Itatiba vivenciaram experiências educacionais diversificadas ao longo de 2025 por meio dos projetos Curumim e Linguagens e Ação. Criadas em 2022, no período pós-pandemia, as iniciativas cresceram neste ano, ampliaram o alcance e devem ser expandidas para outras unidades escolares em 2026.
Os projetos são promovidos pela Secretaria de Educação, com coordenação dos professores de Educação Física Caio de Campos Busca e Luciana Pires de Camargo.
Atividadess
O Projeto Curumim é desenvolvido na Casa da Juventude, no bairro Terra Nova, e propõe atividades extracurriculares que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças por meio de jogos, brincadeiras e desafios lúdicos adequados a cada faixa etária.
As ações respeitam as individualidades dos alunos e incluem a participação de estudantes com TEA, da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos. Em 2025, uma das novidades foi a inclusão de atividades que contribuíram para o fortalecimento muscular, a coordenação motora e a agilidade do raciocínio. Ao longo do ano, o Curumim atendeu 902 alunos de nove Cemeis, uma escola municipal, turmas da EJA e projetos orientados pelo Caepi.
Já o Projeto Linguagens e Ação acontece nas unidades escolares da Educação Infantil e integra as aulas de Arte, Educação Física e Inglês.
A proposta explora a plasticidade cerebral das crianças para estimular a criatividade, o desenvolvimento social e a aprendizagem de um novo idioma. Atividades com movimento, linguagens, músicas e jogos favoreceram a ampliação do repertório cognitivo dos alunos. Em 2025, oito unidades municipais participaram do projeto, reunindo 1.026 estudantes.
Segundo os coordenadores, a formação continuada dos professores foi fundamental para o sucesso das iniciativas, fortalecendo práticas pedagógicas que reconhecem a criança como um ser integral e protagonista do próprio aprendizado.