Por: Da Redação

Eventos reúnem mais de 160 mil em Americana

Atividades culturais movimentaram espaços públicos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

Ao longo de 2025, ano em que completou 150 anos de história, Americana viveu uma das agendas culturais mais intensas e representativas de sua trajetória. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma programação ampla, democrática e descentralizada, que reuniu mais de 160 mil pessoas em eventos realizados em diferentes regiões da cidade.

O secretário da pasta de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, avaliou. "Eventos culturais de porte atraem grande público, são vitrine para artistas locais, trazem visitantes de outras cidades e criam um ciclo virtuoso que beneficia não apenas os artistas, mas toda a população", completou.

Ano com novidades

A agenda começou com o Carnaval, realizado em dois espaços: o Carnaval Tô Pela Rua, na Praça Comendador Müller, e o CarnaPraia, na Orla da Praia dos Namorados. Em abril, o Fest Cult - Festival de Teatro de Americana, reuniu 14 espetáculos e três oficinas, com público rotativo de cerca de 2 mil pessoas ao longo de 10 dias.

Entre as novidades do ano, o projeto itinerante Americana, Café & Viola estreou no Jardim São Paulo e atraiu aproximadamente 3 mil pessoas, levando a música sertaneja raiz aos bairros. Já a 3ª Rota Cervejeira de Americana, realizada em maio no Centro de Cultura e Lazer , reuniu mais de 29 mil pessoas em três dias, com mais de 60 tipos de cervejas e shows de rock, blues e pop rock.

O CultivArt Fest, festival de Dança levou mais de 600 bailarinos, de 40 grupos, ao Teatro Municipal Lulu Benencase, atraindo 2,2 mil espectadores entre maio e junho. A 4ª Feira Ambiental Municipal de Americana (FEAMA) contou com 60 expositores, atrações culturais e premiação do concurso "Água, Biodiversidade e Clima".

O Centro de Cultura e Lazer também recebeu o Rock Day Americana, em julho, e o festival gospel Celebra Americana, em novembro, que atraiu público rotativo de 20 mil pessoas. O Roteiro Gastronômico Americana 2025 celebrou os 150 anos da cidade com mais de 40 pratos, atrações musicais e shows de artistas nacionais.

O segundo semestre foi marcado ainda por eventos, como o Desfile Cívico de 7 de Setembro, o lançamento do Festival de Literatura de Americana (FLIAM) e o Festival de Artes Visuais (FAVA), que estimulou novos olhares sobre o espaço urbano. O encerramento do ano ficou por conta do EnCantos e Luzes de Natal, que levou música, iluminação especial e clima festivo às ruas do muncípio.