Hortolândia vai resgatar uma parte importante de sua história com a revitalização do Centro Histórico, prevista para começar em 2026. O projeto da Prefeitura contempla a área localizada entre as regiões da Vila Real e da Vila São Francisco, onde a concessionária Rumo finaliza a construção do viaduto sobre a linha férrea. O perímetro inclui ainda o entorno do Museu Municipal Estação Jacuba e a rua José da Silva Galvão, ambos considerados marcos históricos do município.
Projeto Histórico
De acordo com a Secretaria de Cultura, a revitalização terá duração estimada de dois anos e será executada de forma gradual, em etapas, devido à complexidade das obras e intervenções necessárias. Além da recuperação dos espaços, o projeto prevê a reurbanização da área, conciliando preservação da memória local com as exigências da legislação vigente.
"Estamos em fase de pesquisa histórica e elaboração dos projetos necessários para a recuperação e a reconstrução de espaços. Um deles é o Armazém Ferroviário da Estação Jacuba, que foi demolido em 1986, e será a primeira etapa do projeto", destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.
A primeira etapa do projeto será a reconstrução do antigo Armazém Ferroviário, com início previsto para o segundo semestre de 2026. A obra será realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar. Demolido em 1986, o armazém ficava ao lado da Estação Jacuba, cujo prédio abriga atualmente o Museu Municipal. A estação é tombada como patrimônio histórico municipal, tendo sido restaurada pela Prefeitura em 2013 e reaberta ao público no ano seguinte.
O transporte ferroviário teve papel decisivo no crescimento de Hortolândia. A Estação Jacuba foi inaugurada em 1917, mas desde 1896 o local já funcionava como ponto telegráfico. A estação e o armazém eram responsáveis pelo recebimento e envio de mercadorias, abastecendo propriedades rurais da região com insumos como sementes e adubos. A partir dessa dinâmica, surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais, como mercados e farmácias.
Espaços Culturais
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes ressalta a importância simbólica e urbana da revitalização. "Com a conclusão do viaduto na Vila Real, que vai resolver o problema de segurança e viabilizar uma grande evolução na mobilidade, iniciamos a reconstrução, recuperação e reurbanização do nosso Centro Histórico", afirma.
A proposta de revitalização também prevê a adaptação dos espaços para atividades culturais, como cursos, pesquisas históricas, eventos, espetáculos e ações ligadas à economia criativa. "O Centro Histórico também tem o objetivo de fortalecer o turismo na cidade, movimentar o comércio e serviços. O espaço poderá abrigar feiras, exposições e encontros ao ar livre", destaca o secretário de Cultura.
Entre os novos atrativos previstos está o pátio do museu, onde será instalado um vagão de trem antigo. O equipamento será reformado e ficará em exposição permanente, com a proposta de funcionar como restaurante. O vagão será disponibilizado pelo governo federal em parceria com a concessionária Rumo.
Outro ponto histórico contemplado pelo projeto é a rua José da Silva Galvão, localizada acima da linha férrea. A via abriga alguns dos imóveis públicos mais antigos da cidade, que no período em que Hortolândia ainda era distrito de Sumaré sediaram a antiga Subprefeitura, a Subdelegacia, o DAE e o primeiro pronto-socorro. Atualmente, os prédios continuam exercendo função pública, sendo ocupados pela UBS Dom Bruno Gamberini e pela Central de Ambulâncias.