Por: Da Redação

Americana amplia projeto de atividades físicas na Saúde

Americana, anunciou nesta segunda-feira (15) a ampliação do projeto "Vivendo com Exercício", iniciativa voltada à promoção da saúde e do bem-estar por meio da prática regular de atividades físicas. Atualmente restrito à Unidade Básica de Saúde(UBS) do Jardim São Paulo, o projeto será expandido para outras seis regiões do município a partir de 2026.

Novas vagas

Hoje, o "Vivendo com Exercício" atende 10 grupos, com cerca de 300 participantes por semana. Com a ampliação, serão abertas mais 600 vagas, permitindo que aproximadamente 1.000 pessoas sejam atendidas semanalmente em Americana. A expansão permitirá a participação de pacientes de todas as UBSs e ESFs (Estratégias Saúde da Família) do município.

Segundo o prefeito Chico Sardelili, a iniciativa representa um investimento direto em prevenção e qualidade de vida. Já o vice-prefeito Odir Demarchi, destacou que o projeto fortalece o SUS ao levar orientação e acompanhamento de saúde para dentro dos bairros.

Coordenado pelo professor Tiago Volpi, o projeto utiliza a atividade física como porta de entrada para o autocuidado, "O projeto vai muito além da atividade física. A gente trabalha o autocuidado, cria vínculo com os participantes e mostra que pequenas mudanças de rotina fazem muita diferença".

Além dos exercícios, os usuários recebem orientação e acompanhamento. "O exercício físico, aliado ao acompanhamento multiprofissional, tem apresentado resultados concretos no controle de doenças crônicas.", acrescentou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

Para participar, os interessados devem procurar a recepção das unidades de saúde, com documento com foto, Cartão SUS e comprovante de residência, para agendar consulta com o Profissional de Educação Física. Também é possível ingressar por encaminhamento de outros profissionais da rede.

Em três anos, o projeto já realizou mais de 10 mil monitoramentos de doenças crônicas, promoveu 36 palestras educativas e apresentou resultados como redução ou interrupção do uso de medicamentos, além do aumento do nível médio de atividade física semanal dos participantes.