Por:

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de flores e plantas

Mercado de flores crescem 30% nas festas de fim de ano | Foto: Freepik

O período de festas de fim de ano, que compreende Natal e Réveillon, representa cerca de 9% do faturamento anual do setor de flores e plantas ornamentais, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR). Tradicionalmente, essa é uma das épocas mais movimentadas para produtores e comerciantes, impulsionada pela forte demanda das variedades que simbolizam ambas as celebrações.

Crescimento regional

No Ceaflor, maior mercado de flores, plantas e acessórios para decoração do país, localizado em Jaguariúna, o clima neste período que de festas é de otimismo. As vendas nesta época crescem, em média 30%, reforçando a importância da temporada para o setor.

No Natal, as flores em tons de vermelho são as mais procuradas para compor guirlandas e arranjos. Já no Ano Novo, as flores brancas ganham destaque nas celebrações, muitas vezes acompanhadas de acessórios decorativos.

Entre os produtores dedicados às duas datas, o sentimento é igualmente positivo. Cleide Maria de Souza, relata que, apesar da escassez de mão de obra ter limitado o plantio, as vendas já avançaram 30% desde o início do mês.

O otimismo também é compartilhado por Vanderlei Ferreira da Costa, que ampliou em 25% sua produção de alstroemérias brancas para o fim do ano e espera fechar 2025 com incremento de 30% nas vendas. "Estou otimista com a alta procura das flores brancas e ainda mais porque as alstroemérias são sempre as queridinhas dos decoradores", afirma.

"Estamos mesmo muito otimistas neste dezembro. Com a força das tradições e o apelo das cores simbólicas, o setor de flores e plantas ornamentais está pronto para encerrar 2025 em ritmo acelerado, reforçando sua relevância nas celebrações e na criação de ambientes festivos", conclui o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues.