Por:

Programa inclusivo vai beneficiar até 12 mil deficientes em Americana

O "Americana Inclusiva" deve alcançar os 4,9% da população | Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), lançou nesta segunda-feira (8) o programa "Americana Inclusiva - De Todos para Todos", uma iniciativa destinada a fortalecer políticas públicas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. A estimativa é que aproximadamente 12 mil moradores, equivalentes a 4,9% da população, possam ser beneficiados.

Política Integrada

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destacou o avanço representado pelo programa. "O Americana Inclusiva impulsiona a construção de ações voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência e reforça o compromisso da gestão em garantir direitos, dignidade e qualidade de vida. Vale muito a pena lutar por quem mais precisa, contando ainda com o apoio das entidades parceiras", afirmou.

A diretora da pasta, Beatriz Betoli Bezerra, apresentou a estrutura do programa e reforçou que ele reúne todos os serviços voltados ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, como acessibilidade e assistência social. Segundo ela, a rede intersetorial terá atuação ampliada, com o fortalecimento de ações preventivas, protetivas e de enfrentamento à discriminação.

Relevância

O lançamento contou com a apresentação do Coral Vozes Especiais, do Instituto Pernas da Alegria, animado pela personagem "palhaça Lilica".

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Janaína de Freitas de Oliveira, ressaltou a relevância da iniciativa. "Americana dá um passo fundamental. Com ações integradas e contínuas, o programa vai ampliar o acolhimento e a inclusão. O Comitê Gestor Intersetorial será a ponte entre dados e políticas públicas", afirmou.