Hortolândia agora conta com espaço de gerenciamento de crise para o monitoramento de eventos climáticos extremos. O lançamento do "COE (Centro de Operação de Emergência)" da Defesa Civil Municipal, sediado no Gabinete do Prefeito, aconteceu na manhã desta quarta-feira (03/12), durante o "Simulado de Evento Severo na Região Metropolitana de Campinas", com demonstração de alerta climático.
Monitoramento
O novo Radar Meteorológico foi adquirido pelos municípios da RMC, e fará parte do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo. Membros do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) Hortolândia participaram do simulado, de forma remota, reunidos no recém-inaugurado COE, na Ala Norte do Paço Municipal, no Jd. Metropolitan.
O secretário de Governo, Gérson Ferreira, acompanhou o evento e reforçou "O lançamento do radar para prever eventos climáticos extremos, aliado à implantação da Sala de Gerenciamento de Crise, reforça a importância de avançar no monitoramento e na prevenção, garantindo respostas rápidas, proteção à população e redução de riscos diante das mudanças climáticas para a cidade de Hortolândia e toda Região Metropolitana", afirmou Ferreira.
Outros técnicos da Defesa Civil Municipal acompanharam o simulado no Recanto do Sol, área de risco localizada na região do Jd. Boa Esperança, apontada pela Defesa Civil do Estado para receber o alerta. De lá, confirmaram para os membros do Simpedec o recebimento do alerta de demonstração.
Núcleo de decisões
A partir de agora, o COE será o centro de tomadas de decisões para as ações que envolvam riscos e desastres, com a participação de todos os membros do Simpdec, em Hortolândia, contribuindo na integração de equipes.
Na avaliação dos técnicos, o novo equipamento, por estar sediado em Campinas, permitirá uma previsão mais precisa do tempo aos municípios distantes até 100km dele.