Por:

Cras Jovem de Indaiatuba forma 160 jovens e impulsiona mercado de trabalho

Formandos celebram as novas perspectivas profissionais | Foto: Prefeitura de Indaiatuba

Na última semana, o Espaço Viber recebeu a formatura do Cras Jovem 2025, promovida pela Secretaria de Assistência Social. A cerimônia contou com a presença do prefeito, do vice-prefeito ,do presidente da Câmara Municipal, do secretário de Assistência Social, do coordenador do programa Renato Nogueira, do superintendente do Seprev Antonio Correa e da diretora de Proteção Básica Maria Cristina Dias.

Esta edição formou 160 jovens, dos quais 30 já ingressaram no mercado de trabalho. Ao longo do ano, as atividades foram realizadas no Educandário Deus e a Natureza, com aulas duas vezes por semana. A grade incluiu conteúdos como informática, comunicação, preparação para o mercado de trabalho e raciocínio lógico. Também ocorreram palestras sobre mudanças na legislação trabalhista, orientações para solicitação da Carteira de Trabalho e incentivo ao voluntariado em entidades assistenciais.

Vivências práticas

Os participantes visitaram equipamentos públicos como Gaadin e Paasi, além de instituições parceiras, entre elas Ciaspe, Anjos de Patas e Lar de Idosos. Para ampliar o repertório cultural e profissional, o programa promoveu passeios educativos fora de Indaiatuba, incluindo visitas ao Instituto Butantan, Museu da Resistência, Museu Catavento e Museu Afro Brasil.

Na Gincana da Cidadania, os adolescentes aprenderam sobre o Terceiro Setor por meio de visitas a instituições e de uma palestra de Rogério Siqueira, que reforçou a importância do voluntariado e o papel das organizações que complementam ações públicas e acolhem a comunidade.

A programação também contou com atividades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), conduzidas pela diretora Adriana Gimenez. Em parceria com a Junta Militar, onde os jovens foram convidados a conhecer as instalações do quartel.