Por:

Tecnologia facial reforça segurança em Indaiatuba

Município entrou no mapa estadual de capturas realizadas por reconhecimento facial | Foto: Divulgação/Prefeitura de Indaiatuba

A tecnologia de reconhecimento facial implantada neste ano em Indaiatuba já mostra resultados. No dia 4 de novembro, a Guarda Civil de Indaiatuba (GCI) identificou e prendeu um indivíduo procurado pela Justiça com o auxílio das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Com essa ação, o município entrou oficialmente no mapa estadual de capturas realizadas por reconhecimento facial, consolidando-se como referência em inovação na segurança pública.

Resultados

Os reflexos desse investimento já aparecem nos índices divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado: redução de 50% nos casos de homicídio, 25% nos roubos e 14% nos furtos, comparando setembro deste ano com o mesmo período de 2024.

O trabalho da Guarda Civil também vem ganhando destaque mais de 600 pessoas foram presas em flagrante em 2025, um aumento de 44% em relação ao ano passado, além de 17 mil atendimentos registrados, crescimento de 17%.

Avanço

Outros resultados expressivos incluem o aumento de 82% nas capturas de procurados e 72% mais prisões em casos de violência doméstica. Esses números demonstram que o investimento em tecnologia e a presença das equipes nas ruas tem fortalecido a segurança na cidade.

O secretário de Segurança Pública reforça o compromisso de seguir inovando e ampliando ações que garantam a proteção da população, mantendo o município entre os mais seguros do Estado. "Esses resultados confirmam que o investimento realizado pela Administração Municipal em tecnologia, capacitação e presença constante das equipes nas ruas está dando resultado para garantir uma cidade cada vez mais segura para todos", destaca Sandro Bezerra Lima.

Funcionamento

Essas tecnologias operam por meio de câmeras inteligentes que capturam imagens de rostos em tempo real e as comparam com bancos de dados oficiais.

O sistema utiliza uma inteligência artificial capaz de identificar características únicas de cada pessoa emitindo um alerta à Guarda Civil quando há correspondência positiva.

A partir daí, as equipes em patrulha são acionadas para a abordagem, garantindo agilidade e precisão nas ações de segurança pública.

O sistema de segurança de Indaiatuba, também permite o monitoramento de veículos e a análise de movimentações suspeitas em tempo real. As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas a partir do Centro de Operações e Inteligência (COI), que funciona 24 horas por dia.