Por:

Empresa de Sorocaba ganha prêmio internacional de sustentabilidade

Projeto funciona como uma espécie de"ouvido biônico", através de sistema de som e pressão | Foto: Divulgação/Stattus4

Em janeiro, uma empresa do município de Sorocaba conquistou o Prêmio Zayed de Sustentabilidade, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na categoria "Água". A startup Stattus4, residente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), tornou-se a segunda empresa brasileira a conquistar a premiação, em 17 anos de existência.

Tecnologia

O projeto que possibilitou a conquista do prêmio foi o chamado "4Fluid", tecnologia que utiliza inteligência artificial (IA) para "escutar" vazamentos na rede de distribuição de água e prevenir o desperdício. De acordo com a CEO e cofundadora da Stattus4, Marília Lara, o sistema funciona por meio de sensores de som e pressão, substituindo métodos tradicionais, como o geofone eletrônico, conhecido como "estetoscópio do asfalto".

O chamado "ouvido biônico" é formado por uma haste móvel que, ao ser apoiada em um hidrômetro, capta aproximadamente 10 segundos de vibrações da tubulação. As informações coletadas são enviadas a um banco de dados com mais de oito milhões de registros, onde a inteligência artificial analisa o som e identifica se há ou não vazamento.

A captação ocorre por meio de sensores instalados em áreas que podem variar de um bairro a uma cidade inteira. De acordo com a empresária, o serviço tem custo considerado acessível, variando conforme a dimensão do projeto, com valores entre R$ 100 e R$ 200 por quilômetro de rede por mês.

"A gente faz uma espécie de mapa de calor. Então, vão gerar manchas dentro daquele bairro, da onde você tem anomalias acontecendo e, portanto, onde você tem um potencial vazamento", acrescenta Marília.

A iniciativa já está em operação em vários estados do país e também no exterior, em nações como Índia, Colômbia e Portugal. No interior de São Paulo, atende concessionárias de municípios como Votorantim, Jundiaí e Itapetininga. As soluções são voltadas sobretudo a cidades com índices elevados de perdas hídricas, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS).

A tecnologia pode reduzir as perdas de água em até 70% e encurtar de forma expressiva o tempo de detecção de falhas. Vazamentos que antes demoravam até 180 dias para serem localizados passam a ser identificados em cerca de sete dias com o apoio da inteligência artificial.

"É uma honra ser um dos vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. Estar ao lado de empresas com projetos tão fantásticos reforça que o que estamos fazendo na Stattus4 é realmente inovador, relevante e faz a diferença. É uma chancela de todo o esforço da nossa equipe. Estamos muito felizes com a premiação e energizados para ir além, aumentar nosso impacto, alcançar mais clientes e beneficiar ainda mais pessoas, chegando cada vez mais perto do nosso propósito de salvar a água do mundo", destaca Marília.

Premiação

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos mundiais voltados à inovação e ao impacto social em sustentabilidade, o prêmio teve seus vencedores anunciados durante evento que integra a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Marília Lara representou toda a equipe na cerimônia.

Realizada pelo país árabe, a premiação reconhece soluções inovadoras e de alto impacto em diferentes áreas do desenvolvimento sustentável. Nesta edição, o prêmio recebeu 7.761 inscrições, de 173 países, e apenas 33 iniciativas avançaram à final.

Na categoria Água, a Stattus4 concorreu com mais de 860 projetos, sendo a segunda empresa brasileira a figurar entre os três finalistas globais, desde a criação da premiação. A startup disputou a etapa decisiva com empresas da Holanda e de Ruanda.