Por:

Mirassol recebe programa de vacinação contra chikungunya

Aplicação contempla moradores de 18 a 59 anos | Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo iniciou, nesta semana, a estratégia nacional de vacinação contra a chikungunya no município de Mirassol, na região de São José do Rio Preto. A cidade foi escolhida para sediar o projeto-piloto que marca o começo da imunização no Brasil com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva. De acordo com a divulgação, a aplicação seguirá diretrizes do Ministério da Saúde, será gratuita e ocorrerá nas unidades de saúde do município, contemplando moradores de 18 a 59 anos. A escolha se deve ao aumento expressivo da doença: em 2024, Mirassol registrou 833 casos prováveis, contra apenas um no ano anterior.

'Caminhada da Fé'

Na região do município de Marília, durante o feriado de Carnaval, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a Rota das Capelas receberá, pela primeira vez, um grupo organizado para a realização do percurso a pé denominado "Caminhada da Fé". Ao longo de quatro dias, os participantes percorrerão cerca de 100 quilômetros.

Mobilidade na mira

Com foco na melhoria contínua da mobilidade urbana e na adequação do transporte coletivo às necessidades da população, a RP Mobi anuncia a ampliação de horários e ajustes operacionais em dez linhas de ônibus de Ribeirão Preto a partir desta semana. Mudanças incluem ampliação de viagens e novos horários.

Ecopontos de Ribeirão Preto

Mudanças incluem aumento do limite de descarte | Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto terá ampliação dos serviços oferecidos nos oito ecopontos da cidade. As mudanças incluem o aumento do limite de descarte por pessoa, que passa de 1 m³ para 2 m³, e a inclusão de novos tipos de resíduos, como lâmpadas e gesso, além dos materiais já recebidos atualmente. Os ecopontos funcionam todos os dias, das 7h às 19h, e recebem resíduos como papel, papelão, plásticos, metais, vidro, resíduos da construção civil, restos de arborização, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, pneus, óleo vegetal e, agora, também lâmpadas e gesso.

Visita de comandante da PM Ambiental

O tenente-coronel Marcio de Moura Massarente realizou, na última sexta-feira (30/1), visita institucional à Promotoria Regional do Meio Ambiente de Sorocaba. Durante a reunião, foram alinhadas estratégias de atuação integrada, tanto no âmbito cível quanto criminal, entre o Ministério Público e a Polícia Militar Ambiental. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a defesa regional do meio ambiente nos 34 municípios abrangidos pela Promotoria.

Regional Oeste inicia atendimento

A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou as atividades da Regional Oeste, novo polo de atendimento no Jardim Cristo Redentor. A unidade é localizada na rua Zilda Faria, 655, e reúne serviços municipais, amplia o atendimento descentralizado e reforça a presença do poder público nos bairros, com áreas como saneamento, fazenda, mobilidade urbana e planejamento.

Ceama em Itu

Está marcada para essa semana, em Itu, a inauguração do Ceama (Centro Especializado de Atenção Municipal ao Autista e outras deficiências ocultas). Assim, segundo as informações, o atendimento para esse público será expandido, com avaliações mais precisas e eficácia no plano de atendimento individualizado.

Obras em parque

A Prefeitura de Presidente Prudente abriu concorrência eletrônica de R$ 10 milhões para a segunda etapa das obras do Parque Aquático da Cidade da Criança. De acordo com as informações, após a licitação e escolha da empresa, será emitida nova ordem de serviço, permitindo que os trabalhos ocorram junto às intervenções já em andamento.

Reabilitação

Em São Carlos, a Prefeitura a UFSCar avançaram nas tratativas para a implantação de um Centro Especializado de Reabilitação (CER III). A implantação do CER prevê a ampliação da equipe técnica da unidade, com a contratação de novos profissionais, possibilitando a oferta de serviços de reabilitação física, intelectual e auditiva.

Solidariedade

Em decorrência das chuvas registradas no domingo (1º de fevereiro), o Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) está mobilizando a arrecadação de doações para atender famílias que foram diretamente afetadas. A prioridade é a coleta de itens essenciais para garantir condições mínimas de higiene, alimentação e estrutura básica.