Por:

Ribeirão Preto anuncia criação de URA para as emergências

Unidade será voltada para quadros clínicos intermediários | Foto: Fernando Gonzaga

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), informou nesta quinta-feira (29) a criação da Unidade de Retorno Assistencial (URA) como estratégia para reduzir a pressão sobre os atendimentos de urgência e emergência, após a suspensão dos encaminhamentos ao Hospital Beneficência Portuguesa.

Segundo o prefeito, a URA será um novo serviço voltado a pacientes que chegam às UPAs com quadros clínicos intermediários, quando ainda não é possível conceder alta, mas também não há indicação imediata de internação hospitalar.

A unidade funcionará no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), na rua Minas, com início previsto para a próxima semana. O espaço contará com médicos em regime de 24 horas e equipe de enfermagem, permitindo que os pacientes permaneçam em observação e recebam cuidados semelhantes aos de uma internação.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Maurício Godinho, equipes da pasta já atuam na adequação da estrutura do local. "A proposta é manter os hospitais focados em atendimentos de maior complexidade", afirmou. Ele acrescentou que a URA deve ser mantida e ampliada para outras regiões do município.