O Governo do Estado de São Paulo segue avançando na modelagem da concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, que tem como uma das principais inovações a criação de um rail-trail, trilha cicloviária integrada à faixa de domínio da ferrovia. A proposta busca ampliar o turismo regional, com foco no turismo rural e de aventura, atendendo demandas dos municípios de Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
A iniciativa integra o Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro Campos do Jordão e prevê a concessão do sistema por um período de 24 anos. Estão estimados investimentos de aproximadamente R$ 315 milhões, destinados à modernização, operação e recuperação da ferrovia, incluindo trilhos, trens históricos e equipamentos operacionais.
O percurso da trilha para bicicletas deverá ligar o distrito de Eugênio Lefèvre ao centro de Pindamonhangaba, acompanhando o traçado da linha férrea. A proposta amplia as opções de lazer, estimula a prática esportiva e oferece uma alternativa de mobilidade sustentável, promovendo maior integração com a natureza, a paisagem e a cultura local por meio de um corredor verde contínuo e acessível.
Para garantir a segurança dos ciclistas, o projeto prevê intervenções e estruturas adequadas para assegurar a continuidade da trilha.
Com a integração entre a ferrovia histórica, novos equipamentos turísticos e a infraestrutura cicloviária, a concessão pretende impulsionar o desenvolvimento regional sustentável, diversificar a oferta turística da região.