Por:

Sorocaba tem mais de 20 mil títulos de eleitor cancelados

Cerca de 20 mil moradores de Sorocaba têm o Título de Eleitor cancelado e podem ser impedidos de votar nas eleições de 2026 se não regularizarem a situação até o dia 6 de maio.

O município possui atualmente aproximadamente 515 mil eleitores em condição regular. Mesmo assim, os registros da Justiça Eleitoral apontam a existência de 22 mil títulos cancelados e de mais de 20 mil pessoas que ainda não passaram pela coleta da biometria. Nesse último caso, o procedimento exige comparecimento presencial ao cartório eleitoral, enquanto os demais serviços podem ser resolvidos pela internet.

De acordo com as informações, a regularização pode ser feita gratuitamente por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou diretamente em qualquer cartório eleitoral. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de endereço atualizado e, quando houver, o comprovante de quitação de multas eleitorais.

Quem optar pelo atendimento on-line também deve enviar uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto. Em Sorocaba, o atendimento presencial ocorre na Praça da Maçonaria, s/n, no Jardim Paulistano, das 11h às 17h.