A Prefeitura de Agudos e a USP firmaram convênio para ampliar e qualificar o atendimento de saúde no município por meio de programas de residência médica e multiprofissional. A parceria envolve a Faculdade de Medicina de Bauru e o HRAC-USP e integra ensino, pesquisa e extensão ao SUS. Com vigência de cinco anos, o acordo prevê investimento anual superior a R$ 1,6 milhão para custeio de profissionais que supervisionarão alunos e residentes. As ações incluem estágios, internato e residências em áreas como Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Atenção Primária. A iniciativa busca fortalecer a atenção básica, urgência e assistência especializada, melhorando a qualidade do atendimento à população.
Por:
Agudos estuda a ampliação de acesso à saúde no município
Oportunidades
A semana começa com 206 vagas de emprego pelo programa Emprega Franca. A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento orienta quem busca colocação a ficar atento às oportunidades. Há vagas para cuidador de idosos, motoristas, auxiliares administrativos, vendedores, técnicos e operadores de caixa.
Transporte coletivo
Com o início do ano letivo de 2026, a RP Mobi informa que a utilização do Cartão Nosso Estudante Gratuito no sistema de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto será liberada de acordo com o calendário escolar de cada rede de ensino. Os alunos da rede municipal poderão utilizar o cartão a partir do dia 5 de fevereiro.
Mutirão de castração atendeu 430 pets
Sorocaba recebeu, no último final de semana (24 e 25 de janeiro), mais uma etapa do programa de castração gratuita. A ação foi realizada no Jardim Santo Amaro, na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, e resultou em cerca de 430 castrações de cães e gatos. O programa, que tem como meta alcançar a marca de 4 mil castrações em Sorocaba, já passou pelos bairros Nova Sorocaba, Éden e Jardim Santo Amaro. A próxima etapa acontece em fevereiro, na Zona Oeste, no bairro Ipiranga. As inscrições para o mutirão serão retomadas no dia 2 de fevereiro.
Modernização da gestão educacional
A Estância Turística de Tatuí tornou-se o primeiro município brasileiro a receber a implementação assistida do Programa "Gestão Presente na Educação Infantil" (GPEI), iniciativa do Governo Federal voltada à modernização da gestão educacional e à ampliação da transparência na oferta de vagas em creches e pré-escolas da Rede Pública. A ação segue até esta quarta-feira (28), com atendimentos à população das 8h às 11h e das 13h às 17h.
'Por que lemos e escrevemos?'
A população de Sorocaba poderá participar da roda de conversa "Do suspense ao terror, por que lemos e por que escrevemos?", que acontece nesta quinta-feira (29), às 14h30, na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", localizada no Alto da Boa Vista. A atividade gratuita é voltada ao público a partir de 14 anos e não requer inscrição prévia.
Ouro da Educação
A Rede Municipal de Educação em Marília foi contemplada, novamente, com o Selo Ouro da Educação, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). O selo reconhece as redes municipais que alcançam as metas de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental.
Multivacinação
Ribeirão Preto promove neste sábado, 31, o Dia D de Multivacinação, das 8h às 16h30. A ação tem como principal objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Um dos focos da mobilização são os adolescentes entre 15 e 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada.
Debate racial
Jaú recebe o 1º encontro "Ancestralidade, caminho para a igualdade racial", nos dias 30 e 31 de janeiro, na Estação Rodoviária. O encontro tem foco na valorização da cultura afro-brasileira, no fortalecimento de políticas públicas e na construção coletiva de caminhos para o desenvolvimento de ações culturais.
Alfabetização
Se inicia em fevereiro turmas de alfabetização de adultos na Fazenda Pinhal, em São Carlos. A iniciativa atenderá funcionários da fazenda e moradores de áreas rurais próximas interessados em aprender a ler, escrever ou retomar os estudos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação ou na coordenação da fazenda.