Por:

Curso de Medicina da UFSCar conquista o 1º lugar no Enamed

Estudantes do curso de Medicina da UFSCar se reúnem para a foto de formatura | Foto: Divulgação/UFSCar

O curso de graduação em Medicina da UFSCar obteve conceito 5, a nota máxima, na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujos resultados foram divulgados na segunda-feira passada (19) pelo Ministério da Educação (MEC). A Universidade conquistou o primeiro lugar no ranking, considerando o percentual de concluintes participantes igual ou acima da proficiência, posição compartilhada com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O desempenho coloca a Instituição entre as referências nacionais na avaliação da formação médica.

Instituído pelo MEC e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Enamed foi criado como uma avaliação de aplicação anual, com o objetivo de analisar a qualidade da formação oferecida pelos cursos de Medicina no Brasil. Nesta edição inaugural, 351 cursos foram avaliados. Desse total, 107 obtiveram conceitos 1 e 2, considerados insatisfatórios, enquanto 243 cursos alcançaram conceitos entre 3 e 5, classificados como regulares ou bons. Apenas 49 cursos atingiram a nota máxima, entre eles o da UFSCar.

Segundo Andréa Aparecida Contini Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina da Instituição, "esse desempenho reflete, de forma muito consistente, a qualidade da formação médica oferecida pela UFSCar e a solidez de um projeto pedagógico construído coletivamente ao longo de duas décadas. Mais do que um bom desempenho em uma prova objetiva de abrangência nacional, o resultado sinaliza que nossos estudantes concluem o curso com domínio dos conhecimentos, habilidades e atitudes esperados para o exercício profissional responsável, ético e comprometido com o cuidado em saúde", registra.

Formação

Criado em 2006 e vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o curso de Medicina da UFSCar é estruturado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que orientam metodologias de ensino centradas na participação ativa dos estudantes, com currículo integrado e orientado por competências. A proposta articula diferentes áreas do conhecimento e aspectos biopsicossociais, estimulando uma formação flexível e multiprofissional, conectada aos problemas da realidade.

"Os diferenciais do curso de Medicina da UFSCar - como o currículo integrado, a aprendizagem em pequenos grupos, o uso de metodologias ativas em espaços tutoriais, cenários simulados e reais, além da inserção longitudinal dos estudantes nos serviços da rede pública de saúde de São Carlos - são elementos centrais para compreender esse resultado", avalia Rodrigues.

Desde os primeiros anos, os estudantes vivenciam cenários reais de cuidado, supervisionados por docentes e preceptores, articulando teoria e prática, desenvolvendo raciocínio clínico, sensibilidade ética, trabalho em equipe multiprofissional e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Maria da Graça Gama Melão, Vice-diretora do CCBS, ressalta o papel do Centro na consolidação da graduação. "A trajetória do curso de Medicina da UFSCar vem se consolidando como referência nacional ao alinhar suas práticas às Diretrizes Curriculares Nacionais e promover uma formação humanizada, ética, inovadora, crítica e alinhada aos princípios do SUS. O CCBS desempenha papel fundamental nesse processo, ao oferecer uma estrutura acadêmica consolidada na área da saúde e um ambiente acadêmico plural e integrado", afirma.

A coordenadora do curso enfatiza que o resultado não deve ser visto como ponto de chegada, mas como confirmação de um percurso formativo consistente e em permanente aprimoramento.

Adriana Arruda (UFSCar)