Por:

Radares fixos entram em fase de testes em Ribeirão Preto

Serão 70 radares fixos prometidos pelo prefeito do município | Foto: Freepik

Nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, a RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito de Ribeirão Preto, estabeleceu a realização de testes com o primeiro radar fixo de velocidade da cidade, instalado na Avenida Marechal Costa e Silva, na zona norte do município.

A prova de conceito, isto é, a avaliação de equipamentos e de software, tem o papel de comprovar a capacidade operacional do serviço pela empresa pré-selecionada, e se esta está apta a atender os requisitos do contrato.

Segundo as informações, serão 70 radares fixos prometidos pelo prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), em substituição aos radares móveis.

O chefe do Executivo afirmou que a ação tem fundamento na transparência à fiscalização de trânsito e no fim da "indústria da multa" assegurada por detectores instalados nas ruas sem aviso prévio.

Novo sistema

Afora os 70 radares fixos, serão instalados 40 radares híbridos que, além de verificar a velocidade dos veículos, fiscaliza se o motorista passa no sinal vermelho ou para sobre a faixa de pedestres.

O projeto também prevê 40 redutores eletrônicos que indica quando os motoristas estão acima da velocidade permitida.