Na quarta-feira (21), no município de Leme, o Parque Ecológico Mourão foi fechado para visitação ao público. O fechamento dos portões foi motivado pelo adoecimento do morador mais antigo do parque, o hipopótamo Juninho.
A Prefeitura de Leme afirmou que não há previsão para a reabertura do bosque. Explicou, ainda, que a interdição ocorre por causa do estado de saúde do hipopótamo, que vive na cidade desde a década de 1970. Nos últimos dias, o animal apresentou sinais de fraqueza, o que exigiu cuidados e monitoramento veterinário.
Profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram os atendimentos iniciais e adotaram as medidas cabíveis. Para reforçar o acompanhamento, equipes técnicas dos zoológicos de Americana e de São Paulo irão até o local para oferecer suporte especializado.
Sobre o parque
Aberto ao público no fim da década de 1970, o espaço ocupa cerca de 16 hectares e reúne extensa área verde, com árvores e plantas, além de lago, trilhas, cantinho da leitura, playground e outros equipamentos voltados ao lazer e à recreação. O parque também se destaca pela diversidade de espécies de aves que vivem no local.