O MIS Experience leva à cidade de Lençóis Paulista o projeto "MIS Experience 360° - O cinema de Billy Wilder", uma versão digital da megaexposição criada pelo Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A cada mês, o programa de itinerância leva a mostra a um novo destino do interior paulista em formato digital, por meio do uso de nove óculos de realidade virtual, permitindo ao público fazer um passeio pelas principais salas expositivas captadas em 360°. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a exposição de 21 de janeiro a 27 de março no Espaço Cultural "Cidade do Livro".
Lençóis Paulista é o oitavo município a receber o projeto e o primeiro no ano de 2026. Ao longo de 2025, o MIS Experience 360º passou pelas cidades de Jaboticabal, Boituva, Botucatu, Votuporanga, Olímpia, Marília e Assis, somando mais de 15 mil visitantes.
O projeto realizou a captação, em formato 360°, da entrada da exposição "O cinema de Billy Wilder" e das salas referentes aos filmes "Semente do mal", "Crepúsculo dos deuses", "Quanto mais quente melhor", "Sabrina", "Irma La Dulce", "O pecado mora ao lado" e "Se meu apartamento falasse". O material é implantado nos óculos de realidade virtual Meta Quest 3S, em formato de vídeo 360° com narração, que inclui uma breve sinopse sobre cada um dos filmes selecionados, uma curiosidade e algum item de destaque da sala.
Além da experiência virtual, agora o MIS Experience 360º também leva às cidades contempladas pelo projeto alguns itens do acervo da exposição "O cinema de Billy Wilder". São eles: 18 quadros que estiveram expostos na mostra, incluindo fotos do diretor, still dos filmes e imagens de bastidores, além da maquete 3D desenvolvida a partir de planta original do apartamento do personagem C.C. Baxter, do longa "Se meu apartamento falasse".
Sobre o MIS Experience
Instalado em uma ampla área no bairro da Água Branca, na capital, o MIS Experience já nasceu alinhado com as mais novas tecnologias e apresentou nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Portinari, Júlio Verne, Chaves, Bob Esponja e O Pequeno Príncipe. Em seus poucos anos de vida, já se firmou em São Paulo como um dos espaços culturais mais relevantes da cidade, levando o público de todas as idades a interagir de forma mais envolvente e sinestésica com as exposições imersivas.
Por Agência SP