Por:

'LIA por Elas' é criado para combater violência de gênero

A Prefeitura de Limeira (SP) lançou o LIA por Elas, nova funcionalidade da LIA, inteligência artificial oficial do município, voltada ao acolhimento, orientação e informação segura para mulheres em situação de violência. Integrado à Rede Elza Tank, o serviço funciona 24 horas por dia pelo WhatsApp.

A ferramenta orienta não apenas as vítimas, mas também familiares, amigas, vizinhas e qualquer pessoa que queira ajudar, auxiliando na identificação de sinais de violência e no encaminhamento correto à rede de proteção. O atendimento aborda, de forma clara, os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além de explicar comportamentos abusivos e alertas comuns.

Em casos de urgência, o LIA por Elas fornece orientações seguras sobre como agir após agressões ou ameaças, preservação de provas, busca por atendimento médico e proteção de crianças e familiares, sempre destacando a importância de acionar a Polícia Militar ou o Samu em situações de risco imediato.

A tecnologia também esclarece como denunciar, registrar boletim de ocorrência, solicitar medidas protetivas e acessar serviços como Delegacia de Defesa da Mulher, Cras, Creas, saúde, abrigos e programas municipais.