O Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, recebeu cerca de 320 mil visitantes em 2025. Segundo a prefeitura, o número foi impulsionado por ações voltadas à educação ambiental e à ampliação dos atrativos.
Fatores
Um dos principais destaques foi a reabertura do Centro de Apoio à Educação Ambiental (CAEA), reinaugurado no mesmo ano e referência para atividades educativas com escolas públicas e privadas.
Segundo o responsável técnico Alexandre Gouvea, o espaço funciona como uma sala de aula a céu aberto, contribuindo para a formação da consciência ecológica, especialmente entre estudantes, além de oferecer lazer e bem-estar à população.
Outro fator relevante foi a ampliação do calendário de atividades comemorativas, que aproximaram o público dos animais silvestres e fortaleceram o vínculo com o Bosque. Em 2025, também foram retomados e ampliados atrativos educativos, como a Trilha do Jequitibá, voltada à visitação guiada e ao conhecimento da Mata Atlântica, e o Meliponário, reformado para abrigar mais de 20 mil abelhas nativas sem ferrão. Atualmente, o Bosque é um importante espaço de conservação, com rica flora e mais de 500 animais silvestres.