Na segunda-feira, dia 12 de janeiro, no município de Votorantim, os funcionários do Hospital Municipal começaram a receber os salários atrasados.
Segundo as informações, o pagamento começou a ser feito ao trabalhadores depois que o governo Weber Manga (Republicanos) efetuou o repasse que devia ao Instituto Moriah, gestor da unidade de saúde.
Pressão
Além disso, o recebimento dos salários foi iniciado às vésperas de vencer um aviso de greve emitido pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Particulares, o Sinsaúde.
Os salários estavam atrasados desde o dia 7. "Mais do que os alguns dias do atraso atual, o que tem causado revolta e transtornos para os trabalhadores é a insegurança em relação à data de pagamento. Durante a maior parte de 2025 houve atrasos porque a prefeitura demorou para fazer o repasse para a empresa terceirizada", explica Milton Sanches, presidente do Sinsaúde.
Segundo ele, um dos resultados positivos da mobilização recente foi a inclusão dos trabalhadores terceirizados do Instituto Moriah no pagamento dos salários. Profissionais das áreas de cozinha, limpeza e operadores de Raio-X, que também enfrentavam atrasos, iniciaram o recebimento dos valores nesta segunda-feira.