Por:

Rio Preto auxilia 550 venezuelanos em2025

No ano passado, o município de São José do Rio Preto ofereceu suporte a 550 venezuelanos. O montante representa 50% dos estrangeiros que receberam algum tipo de auxílio do município em 2025. Os dados são do Cadastro Único (CadÚnico), sistema controlado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do governo federal.

Os dados apontam ainda que, de 2024 para 2025, houve aumento de 9,5% no número de venezuelanos atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Preto. Apenas em atendimentos diretos pela secretaria, foram 10 venezuelanos acolhidos e 149 atendimentos realizados pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Demandas

Em razão desse aumento, ao longo de 2025 foram realizadas capacitações das equipes da secretaria em espanhol e no uso de aplicativos de tradução, com o objetivo de qualificar o atendimento em todas as unidades de atenção básica.

Para atender essa demanda, a secretaria mantém convênio com a Rede Refúgio, organização da sociedade civil administrada e apoiada por denominações cristãs, que oferece apoio para a regularização da cidadania e encaminhamento para o mercado de trabalho.

A cidade passou a integrar, em 2025, a rede de apoio Espaço da Cidadania do Imigrante, inaugurada no início de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.