Neste ano, em Sorocaba, durante a Campanha Natal sem Fome, a entrega de mais de 2.400 cestas básicas marcou também a celebração dos 20 anos do BAS (Banco de Alimentos de Sorocaba), uma das instituições participantes da iniciativa. A entidade atua com a missão de retirar pessoas da situação de insegurança alimentar.
Fundado em dezembro de 2005, a partir da articulação do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Carlos Gaspari, o BAS mantém como foco o enfrentamento da fome e a redução do desperdício de alimentos na região.
Diretriz da ONU
Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 2 da ONU, "Fome Zero e Agricultura Sustentável", a ação assegura o direito humano à alimentação adequada e à proteção social, contribuindo para a diminuição do número de pessoas em situação de fome.
A organização social atua como elo entre doadores - entre eles empresas, produtores rurais, atacadistas, supermercados e entidades sociais.
A partir da coleta, seleção e distribuição de alimentos, o BAS possibilita que produtos próprios para consumo, mas que seriam descartados, cheguem a quem necessita.