Por:

Começou o Varejão Especial de Festas em Piracicaba

Objetivo é levar à população mais opções de alimentos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Desde terça-feira (23), está em funcionamento, na cidade de Piracicaba, o tradicional Varejão Especial de Festas, no Varejão Municipal da Paulista. O funcionamento será nos dias 23, 24, 30 e 31/12, sendo nas terças-feiras, 23 e 30/12, das 7h às 19h, e às quartas-feiras, 24 e 31/12, das 7h às 12h. As datas extras com os Especiais de Festas têm como objetivo levar à população mais opções de compras de alimentos, com ênfase em frutas de época, como ameixas, pêssegos, uvas, cerejas, abacaxis e demais frutas, bem como legumes, verduras, especiarias, queijos e frios. Nos varejões municipais, o consumidor vai encontrar a linha completa de hortifrutigranjeiros com uma economia de até 20% em uma cesta de 30 produtos em comparação com a iniciativa privada.

Novos leitos

A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí passou a contar, desde a última segunda-feira (22), com mais seis leitos de internação em enfermaria para atendimento destinado a cuidados clínicos gerais. De acordo com as informações, com isso, o hospital está chegando a 35 novos leitos SUS somente neste ano.

Coleta seletiva

Itu renovou por 20 anos o contrato de comodato com a Comarei, garantindo o uso de área pública no Jardim São Judas. Assinado em 18 de dezembro, o acordo regulariza pedido feito desde 2021. A cooperativa responde pela coleta seletiva e opera centros de triagem no São Judas e no Jardim Europa.

Núcleo de Obesidade Infantil

Foram avaliadas 13.595 crianças em 2025 | Foto: Guilherme Sircili/Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, o Núcleo de Obesidade Infantil (NOBIN), em cerimônia realizada no NGA 59 (Núcleo de Gestão Assistencial 59). Das 13.595 crianças ribeirãopretanas entre 5 a 9 anos de idade avaliadas em 2025, 2.301 apresentam sobrepeso e 2.134 já estão com obesidade. Já entre os 18.405 adolescentes entre 10 a 19 anos de idade, 3.681 apresentam sobrepeso e 3.276 estão obesos, de acordo com o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional).

Programação de férias em Bauru

Bauru realiza uma série de atividades gratuitas durante os meses de dezembro e janeiro nas Bibliotecas Municipais. A programação é voltada pincipalmente para crianças e adolescentes, mas é aberta a todas as idades, e tem como objetivo incentivar a leitura, estimular a imaginação e ampliar o acesso da comunidade a atividades culturais. As ações acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Cada local e atividade prevista estão no site da prefeitura.

Inclusão da terceira idade em Sorocaba

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Atendimento e Recepção, voltado à inclusão de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho em Sorocaba. São 20 vagas pelo programa Qualifica SP-Trampolim 60 , em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. As aulas serão presenciais, na Uniten, e as inscrições vão até 11 de janeiro de 2026.

Arquitetura

A Prefeitura de Sorocaba lançou edital para credenciar empresas no Projeto Arquitetônico de Ambientes com tema Pinacoteca, no imóvel histórico da Praça Frei Baraúna. Tombado pelo CMDP e Condephaat, o prédio terá 40 salas com projetos originais. Inscrições até 3 de janeiro de 2026.

Calendário cultural

Por meio do Jornal do Município, a cidade de Sorocaba divulgou o Calendário de Eventos Turísticos de 2026. Segundo as informações da divulgação, a programação é diversificada com atividades culturais e festivas. Os eventos "Cine Vagão" e "Carnachopp" abrem o ano, marcados para serem realizados no mês de janeiro.

Licenciamento

A Secretaria de Saúde de Taubaté publicou decreto que regulamenta a solicitação, emissão, renovação e validade da Licença Sanitária e do LTA. A medida busca desburocratizar e modernizar o licenciamento, ampliando prazos, tornando o LTA digital e fixando prazos para análises de alto risco no município SP.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Municipal de Bauru passou a fazer parte neste ano da Ilegal Plant Trade Coalition (IPTC) ou Coalizão de Combate ao Comércio Ilegal de Plantas, promovido pelo Botanic Gardens Conservation International (BGCI), integrando um grupo de 135 Jardins Botânicos parceiros que compõem a Coalizão no mundo.