Por:

Projeto em Mogi Mirim já plantou mais de 300 árvores

Projeto tem foco na arborização e de jardinagem | Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi Mirim

Iniciado em agosto deste ano o projeto 'Escola Mais Verde' atendeu nessa primeira etapa sete unidades da rede municipal de ensino, resultando no plantio de 330 mudas de diferentes espécies de árvores e plantas. O objetivo da iniciativa é florir e arborizar todas as escolas municipais. O processo tem enfoque no processo de arborização e de jardinagem, envolvendo os alunos para mostrar a eles de onde vem as mudas, como elas crescem e se desenvolvem. Com o período das férias escolares, o que exigiria um cuidado maior com as novas mudas, a Secretaria de Meio Ambiente, parceira do projeto, optou por dar uma pausa no serviço, retomando o plantio em 2026 com o início do ano letivo.

"Projeto Palco" em Ribeirão Preto

As apresentações iniciam em abril do ano que vem | Foto: Guilherme Sircili/Prefeitura de Ribeirão Preto

Inscrições para o "Projeto Palco 2026" estão abertas até 18 de janeiro. Oito artistas ou grupos — com ao menos 60% dos integrantes de Ribeirão Preto — serão escolhidos para se apresentar no Theatro Pedro II ou no Auditório Meira Junior, em espetáculos de teatro, música ou dança, sem uso de playback. A bilheteria ficará integralmente com os selecionados, com 20% reservados para distribuição democrática. Segundo as informações, o resultado sai em 27 de fevereiro e apresentações começam em 7 de abril de 2026.

Cadastro de artistas

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, abriu, nesta semana, o cadastramento/mapeamento de profissionais da arte e cultura, pontos de cultura, espaços ou instituições de natureza cultural, coletivos artísticos ou culturais, com residência ou sede no município de São José.

"Palavras S.A"

A Cia. AVOA de Teatro chega em Américo Brasiliense dia 13 com o espetáculo "PALAVRAS S.A.", às 16h, no Auditório Municipal, com entrada gratuita e intérprete de Libras. No mesmo dia, às 10h, ocorre a oficina "Produzindo não-palavras", para jovens a partir de 16 anos. Ingressos devem ser retirados 30 minutos antes.

'Minhas Férias no Jardim Botânico'

O Jardim Botânico de Bauru abriu a pré-inscrição online para a 28ª edição do curso de férias "Minhas Férias no Jardim Botânico", que ocorre de 20 a 23 de janeiro de 2026, das 13h30 às 16h30. Voltado a crianças de 8 a 10 anos, o programa oferece desde 2012 atividades lúdicas, caminhadas, jogos e oficinas em contato com a natureza. O objetivo é estimular consciência ambiental e aproximar os participantes das ciências e da botânica.

Novo Cepof une São Carlos e USP

Nesta semana, o novo edifício do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) foi oficialmente apresentado em São Carlos em uma cerimônia que reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da Universidade de São Paulo (USP). O espaço abriga 54 laboratórios dedicados a pesquisas em óptica, fotônica, física atômica, biofotônica e nanoplasmônica.

Teatro em Tatuí

A Dupla Companhia, grupo teatral sediado no município de Tatuí, comemora sua primeira década de atividades com a estreia do espetáculo "Por Trás do Céu". A cidade receberá a temporada de 15 a 20/12, sempre às 19h30, no Colégio Objetivo de Tatuí, com ingressos gratuitos, disponíveis pela plataforma Sympla.

Manejo de árvores

A cidade de Piracicaba tem, no dia 15/12, segunda-feira, às 8h, o 2º Encontro Técnico de Arborização Urbana, Gestão e Manejo Arbóreo. A iniciativa, que acontece no Teatro Erotides de Campos, tem como objetivo atualizar profissionais credenciados sobre procedimentos, normas e diretrizes técnicas de manejo das árvores.

Segurança

A Secretaria da Mulher de Rio Claro realizou nesta terça (9) a ação "Não se Cale" nos ônibus urbanos. Segundo a divulgação, placas com a mensagem "Aqui você está protegida" foram instaladas, e passageiros e funcionários receberam orientações sobre como agir diante de casos de importunação sexual.

Uma nova edição

A City's Book Brasil lançou a edição 2025-26 dedicada a Ribeirão Preto, reunindo dados econômicos, sociais, culturais e urbanos do município. A publicação destaca a força da economia, o avanço do ecossistema de inovação e conquistas como o título de Município de Interesse Turístico.