Por:

Hospital de São José dos Campos aprimora o atendimento a bebês

Parceria vai aprimorar o cuidado com os recém-nascidos | Foto: Divulgação/Prefeitura de S. J. dos Campos

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), implantou uma nova parceria entre as equipes de Fonoaudiologia e Odontologia Hospitalar para aprimorar o cuidado com os recém-nascidos que apresentam alteração no freio lingual, condição conhecida como "língua presa".

O teste da linguinha é realizado nos bebês nascidos na maternidade, antes do processo de alta hospitalar. O exame é obrigatório por lei federal desde 2014 e tem como objetivo identificar precocemente a anquiloglossia, garantindo que o bebê consiga amamentar corretamente e, futuramente, tenha um desenvolvimento adequado da mastigação, deglutição, fala e respiração.

De acordo com informações do jornalista Nei José Sant'Anna, do período de janeiro a setembro de 2025, 3.328 bebês permaneceram no alojamento conjunto do hospital. Desses, 258 (7%) apresentaram suspeita de alteração no freio lingual, e 132 (4%) tiveram indicação para o procedimento cirúrgico de frenotomia, percentual dentro do limite estabelecido pela literatura científica brasileira.

Segundo a fonoaudióloga Carolina Arantes, o diagnóstico precoce é essencial. "Quanto maior for a criança, mais difícil é o procedimento. O frênulo lingual alterado pode impactar de imediato na amamentação e pode causar prejuízos na alimentação, fala e até na respiração e no sono. Por isso, a avaliação é feita ainda nas primeiras 48 horas de vida", explica.

Procedimento simples

Com a nova parceria, a frenotomia passou a ser realizada na maternidade pelas cirurgiãs-dentistas Márcia Ramires e Rafaela Oliveira, da equipe de Odontologia Hospitalar. "O procedimento é feito de forma simples e rápida, dentro do próprio ambiente da maternidade e com acompanhamento dos pais", destaca Carolina. "Os resultados são imediatos. Logo após o procedimento, o bebê já consegue mamar melhor. Orientamos que ele mame logo em seguida, pois isso ajuda a acalmá-lo e a relaxar", explica Dra Márcia Ramires.

O laser também passou a ser aplicado nos mamilos das mães, proporcionando mais conforto e favorecendo a cicatrização de fissuras mamilares.

A integração entre as equipes representa mais um avanço na assistência humanizada. "Raramente há resistência dos pais, já que o procedimento é rápido, seguro e traz melhora imediata na amamentação", afirma Carolina.