Por:

Unesp lidera o ranking das maiores disputas por vagas

A Fundação Vunesp divulgou o número de candidatos por vaga para o processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 2026. Para esta edição, as inscrições cresceram 0,59%, com 64.834 inscritos. A primeira fase do vestibular registrou 65.218 vestibulandos inscritos para 5.867 vagas, gerando uma média de aproximadamente 11,1 candidatos por vaga.

O curso de Medicina, no campus de Botucatu, permanece o mais competitivo, com 9.514 inscrições para 72 vagas - o que dá cerca de 271 candidatos por vaga, ou cerca de 0,37% de chance para cada candidato. Esse número configura a maior concorrência entre as instituições públicas de ensino superior de São Paulo.

No ranking das maiores disputas por vaga, a Unesp lidera, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP). A Unesp aparece com média de 271 candidatos por vaga, a Unicamp com cerca de 241,93, e a USP com aproximadamente 90,7 candidatos por vaga. No ano de 2025, a Unicamp liderava com 266,5 candidatos por vaga, seguida da Unesp com 261,2 e da USP com 96,5.

Os mais disputados

No campus da Unesp em Bauru, os cursos mais disputados são Psicologia (nos turnos integral e noturno) e Ciência da Computação. Psicologia integral é o segundo curso mais concorrido de toda a universidade, com 56,4 candidatos por vaga; Ciência da Computação aparece em quarto lugar com 36,9 por vaga; e Psicologia noturno tem 34,7 candidatos por vaga.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, enquanto a segunda, nos dias 7 e 8 de dezembro. Entre os cursos com provas de habilidades específicas estão Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design, Música e Teatro. Nessas graduações, além das duas fases regulares do vestibular, os candidatos precisavam realizar avaliações práticas entre novembro e dezembro. Os aprovados ainda passarão por etapas complementares, como matrícula online e análise de documentação.

Metade das vagas da Unesp é reservada para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Deste total, 35% destinam-se a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Relevância

Além de estar entre as universidades mais disputadas do estado, a Unesp também figura entre as melhores do País. A última edição do World University Rankings, posicionou a universidade como a terceira melhor do Brasil, reforçando sua relevância na formação científica e tecnológica.