Inspirada na ideia da lua de mel, uma tendência internacional vem ganhando força no Brasil e transformando a gestação em um momento de conexão, cuidado e celebração do casal. A viagem acontece antes da chegada do bebê e tem como objetivo fortalecer a conexão entre o casal, promovendo um descanso físico e emocional, além de marca, simbolicamente, esse novo capítulo da vida a dois.
Mais do que uma simples viagem, a "babymoon" representa um momento de acolhimento e presença. Em meio às transformações físicas, hormonais e emocionais da gestação, essa pausa permite que o casal desacelere, reduza o estresse e vivencie a gravidez com mais leveza e intenção. O período mais indicado para esse tipo de viagem é o segundo trimestre da gestação.
A época ideal é entre 18 e 24 semanas, quando há menor risco de complicações em relação ao primeiro e ao terceiro trimestre. Ainda é recomenda que atividades leves, como caminhadas, momentos de descanso, contato com a natureza, meditação e natação costumam ser bem-vindas, sempre respeitando o condicionamento físico da gestante.