Por: Huguette Gallo

Um retrato inédito da história dos cruzeiros no Brasil

Livro de Francisco Ancona Lopez traz panorama sobre a história dos cruzeiros no Brasil | Foto: Garoa Livros

Temporada após temporada,o setor de cruzeiros marítimos no Brasil mantém uma trajetória de expansão que chama atenção tanto pelo avanço econômico quanto pela crescente adesão do público.A força da atividade nunca foi tão evidente:na temporada 2023/2024, os cruzeiros movimentaram mais de R$5 bi e geraram mais de 80 mil empregos.

O número de passageiros também alcançou um patamar histórico: 844 mil viajantes embarcaram nessas rotas. O que explica esse fenômeno que se consolidou especialmente nas últimas duas décadas?

A resposta pode estar em parte no livro "Memórias do deck - Histórias e bastidores dos cruzeiros marítimos no Brasil", de Francisco Ancona Lopez. A obra apresenta um panorama inédito sobre a navegação de passageiros no país, reunindo um histórico detalhado das companhias que operaram por aqui, dos navios que marcaram época e de personalidades que contribuíram para popularizar esse tipo de viagem.São 480 páginas ilustradas com mais de 900 imagens!

Publicitário e consultor de marketing, Ancona Lopez atuou em turismo e cruzeiros marítimos durante 40 anos, com mais de 300 embarques em 25 navios diferentes. Trabalhou com os pioneiros da indústria, comandou eventos e ações de comunicação, montou equipes de artistas e tripulantes e, além disso, implantou novos roteiros.

Na apresentação do livro, Silvio Cioffi define a publicação como "a mais completa tradução e o maior compêndio já produzido sobre a indústria de cruzeiros no Brasil".