Por:

Dário e Tarcísio inauguram creche integral

O governo do Estado de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (9), as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) Marina Soares Queiroz, no Jardim Telesp, em Campinas. A unidade vai atender inicialmente 100 crianças de 3 a 5 anos, moradoras da região do Campo Belo, com oferta de ensino em tempo integral. A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que visitaram as instalações da nova escola. O terreno foi cedido pela Prefeitura, enquanto o Estado investiu R$ 2,7 milhões na construção e no mobiliário.

A unidade integra um conjunto de ações voltadas à ampliação de vagas na educação infantil em tempo integral. Esse modelo, que vem sendo adotado por estados e municípios, está inserido em uma política nacional criada em 2023, quando o presidente Lula sancionou a lei que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral. A iniciativa prevê apoio técnico e financeiro da União para ampliar a permanência dos alunos nas escolas, com atividades que vão além do currículo tradicional. Na prática, a modalidade considera jornadas de pelo menos sete horas diárias ou 35 horas semanais e inclui ações pedagógicas, culturais e esportivas. A implementação, no entanto, é feita por estados e prefeituras, responsáveis pela oferta direta das vagas.

Em Campinas, o novo CEI faz parte de um projeto municipal que prevê a criação de cinco unidades com atendimento integral, totalizando 500 vagas para crianças de 3 a 5 anos.

A rede municipal de educação infantil atende cerca de 40,3 mil crianças e, com a nova unidade, passa a contar com 220 escolas.

A previsão é que as aulas no CEI do Jardim Telesp comecem até o fim de abril, após a finalização da organização das equipes e do acolhimento das famílias.

Investimentos

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram no final de fevereiro deste ano os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2025.

O levantamento indica um crescimento na cobertura da educação em tempo integral, em todas as etapas da educação básica, nos últimos quatro anos. É considerada matrícula em tempo integral quando o aluno fica na escola 7 horas ou mais por dia, ou 35 horas semanais.

De acordo com os dados, o percentual de matrículas presenciais em tempo integral cresceu 10,7 pontos percentuais na rede pública de ensino, entre 2021 a 2025. O atendimento passou de 15,1% para 25,8% dos alunos.

Com resultado, Brasil atinge a meta prevista no Plano Nacional de Educação: pelo menos 25% dos alunos da educação básica da rede pública em tempo integral.