Por:

Defesa Civil orienta população sobre alertas de previsão de chuva até sexta

A Defesa Civil de Campinas reforça a importância da população acompanhar os alertas oficiais e seguir as orientações de segurança diante da previsão de chuvas fortes entre esta terça-feira, 24 de fevereiro, e sexta-feira, dia 27. O período será marcado por instabilidade, com risco de temporais, queda de árvores por conta do solo encharcado e possibilidade de alagamentos e deslizamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu Aviso de Chuvas Intensas, com grau de severidade Perigo Potencial, válido até sexta-feira (27). A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na terça-feira (24), a região de Campinas permanece em atenção, com possibilidade de chuvas pontuais. Mesmo precipitações de menor intensidade podem provocar transtornos, como alagamentos e pequenos deslizamentos.

Na quarta-feira (25), a região entra em estado de alerta, com previsão de chuvas contínuas, pancadas mais intensas, raios e rajadas de vento. O risco de ocorrências aumenta, principalmente em áreas próximas a encostas, margens de rios e regiões urbanas com histórico de acúmulo de água. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, tanto na terça (24) quanto na quarta-feira (25), as chuvas devem ocorrer principalmente entre a tarde e a noiteA região segue em alerta na quinta-feira (26), com os mesmos riscos informados pela Defesa Civil estadual. Na sexta-feira (27), o cenário retorna para atenção, com redução da intensidade dos sistemas meteorológicos, mas ainda com possibilidade de chuvas persistentes. "É importante que a população siga as orientações da Defesa Civil e respeite os avisos dos painéis que informam sobre áreas sujeitas a alagamentos. Existe a possibilidade de volumes elevados de chuva, muitos raios e chance de granizo em pontos isolados. Com isso, podem ocorrer alagamentos e enxurradas", destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Para buscar ajuda: ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores; ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito; ligue 193, dos Bombeiros, para emergências em geral; ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda de árvores.