Por: Raquel Valli

Número de eleitores cai em Campinas (SP); Justiça eleitoral alerta para prazo

2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campinas em 2026 | Foto: Álvaro Jr/ Câmara Municipal de Campinas

A quantidade de eleitores de Campinas (SP) caiu 3,07% do ano passado para este ano. Em janeiro de 2025, eram 884.593 votantes, contra 857.427 em janeiro de 2026. O leitor que pretende votar em 2026 tem 3 meses para tirar ou renovar o título porque 6 de maio é a data limite para qualquer alteração no cadastro. O prazo vale para emissão da primeira via, transferência de domicílio, revisão de dados pessoais e regularização de documentos cancelados.

A partir do dia 7, o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral é fechado para a organização da logística de votação e a preparação das urnas eletrônicas. Em Campinas, os cartórios costumam registrar aumento na demanda nas semanas finais do prazo, gerando filas e aumento no tempo de espera.

Consequências da irregularidade

A regularidade do título de eleitor impacta a vida civil além do direito ao voto. O cidadão com pendências fica impedido de obter passaporte, tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino oficial e contratar empréstimos em bancos estatais.

Como regularizar

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor verifique a situação no portal oficial ou no aplicativo e-Título. Caso existam multas por ausência em eleições anteriores, o pagamento deve ser processado antes do pedido de regularização.

O atendimento ocorre de forma híbrida. Pelo sistema TítuloNet, é possível enviar documentos digitalizados e preencher formulários de requerimento. Mas, eleitores que precisam realizar a coleta de dados biométricos devem agendar uma visita presencial no cartório eleitoral.

Desde o dia 2, as unidades atendem o público das 11h às 17h. A sede, em Campinas, fica na Rua General Osório, 1.041, no Centro, no antigo Palácio da Justiça.

A biometria é um procedimento de segurança que utiliza impressões digitais e fotografia para garantir a identidade do votante no dia da eleição. Para realizá-la, o eleitor deve portar documento oficial com foto e comprovante de residência recente.

Acessibilidade

Cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida também devem utilizar este período de três meses para solicitar a transferência para seções eleitorais com acessibilidade. O registro de tais necessidades garante que a Justiça Eleitoral direcione o eleitor para locais com rampas e infraestrutura adequada.

Optativo

Jovens que completam 16 anos até o dia da eleição já podem solicitar o primeiro título, exercendo o voto facultativo, enquanto que, para maiores de 18 anos, o pleito é obrigatório.